TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Espetáculo sobre o cantor Gonzaguinha encerra temporada em apresentação extra no Teatro João Caetano

Peça "Gonzaguinha: O Eterno Aprendiz" já foi visto por mais de 5 mil pessoas

Por Gabriel Gontijo em 26/09/2018 às 11:12:23

Foto: Divulgação

O Teatro João Caetano recebe neste sábado (29), às 16 horas, a última apresentação da temporada do espetáculo "Gonzaguinha: O Eterno Aprendiz". Sucesso de público e crítica, a sessão deste sábado será extra. Desde que a peça estreou, no dia 5 de setembro, já foram mais de 5 mil pagantes que prestigiaram o espetáculo.

Com o intuito de preservar a memória de um dos maiores cantores e compositores da MPB, o espetáculo apresenta passagens da vida do artista que iniciou sua trajetória nos anos 60  durante a ditadura militar.

Em entrevista ao "Portal Eu, Rio!", o ator que interpreta o personagem principal, Rogério Silvestre, falou que a preparação para viver Gonzaguinha foi intensa. Ele também afirmou que foi necessário buscar depoimentos de amigos íntimos do cantor para conhecer melhor os trejeitos do filho de Luiz Gonzaga.

"Na minha preparação, assisti muitos vídeos, entrevistas, mas o que mais me aguçava era entender a essência do que ele queria dizer às pessoas. Por isso, eu conheci alguns de seus amigos íntimos e isso me ajudou muito a compreender o que ele desejava expressar, mas o meu maior desafio era fazer com que as pessoas acreditassem que ali no palco estava o Gonzaguinha. É um mergulho, não só na forma física e seus trejeitos, mas também uma busca da alma. Não dá pra tentar imitar, nunca será exatamente como ele era, mas a verdade e a essência do Gonzaguinha estão ali comigo no palco, quase como uma coisa mediúnica", afirmou Silvestre.

Durante os anos 70, principalmente no final da década, Gonzaguinha se consolidou com músicas críticas ao Regime Militar, ao contrário do pai, que gozava de prestígio e apoio dos generais. Por causa dessa situação, o Rei do Baião e Gonzaguinha chegaram a romper relações, que depois foram reatadas no início da década de 80. Quanto perguntado sobre como o cantor se comportaria diante do atual cenário político brasileiro, Rogério Silvestre lamenta que a morte precoce do filho de Luiz Gonzaga - vítima de um acidente de carro no Paraná em 1991 - deixou essa lacuna na história.

"O espetáculo faz com que as pessoas conheçam um pouco mais sobre o que o Gonzaguinha pensava a respeito de vários temas. Seus questionamentos políticos são relevantes até hoje, ainda mais em tempos de eleição. Em quem ele votaria nos dias de hoje? Quem ele defenderia? Será que ele subiria no palanque pra eleger quem, nessas eleições? Isso nós não saberemos nunca mais...", lamentou o ator.

Além da apresentação de sábado, o publico poderá conferir a peça também na sexta-feira (28) às 19 horas e no domingo (30) às 18. O espetáculo "Gonzaguinha: O Eterno Aprendiz" tem a classificação de 14 anos e as entradas custam R$ 40. Estudantes, jovens de até 21 anos e pessoas acima dos 60 pagam meia-entrada. O Teatro João Caetano fica na Praça Tiradentes, no Centro do Rio.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.