A partir de 2022 será a Superliga que vai estar à frente do desfile das escolas de samba na Avenida Intendente Magalhães, no bairro de Campinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil (Liesb), Clayton Ferreira, deixará o cargo, mas a entidade seguirá em parceria com a Superliga, também sob a presidência de Clayton. Todas as agremiações já concluíram suas filiações. A novidade foi divulgada nesta segunda-feira (26), em plenária da entidade.
Plenária da Superliga. Foto: Divulgação
A Superliga irá adequar as propostas buscando empresas e patrocinadores que investirão nos desfiles nos próximos anos. Segundo Clayton, foram firmadas mudanças que ocorrerão na folia e que serão divulgadas em breve.
“Precisamos sempre inovar para buscar o melhor. As escolas da Intendente são as que mais sofrem todos os anos com faltas de recursos e de estrutura. Não estamos medindo esforços para proporcionar o maior carnaval já visto naquela passarela. Podem aguardar um grande espetáculo em 2022”, explicou o presidente da Liesb.
A plenária de hoje teve a participação do Presidente da Liga RJ, Wallace Palhares, que firmou a parceria entre as ligas para o próximo ano. Em breve, será divulgada a data do sorteio dos desfiles de 2022. As agremiações estarão divididas nos grupos Prata e Bronze. Há ainda escolas que são filiadas à Livres, outra entidade que comanda agremiações que desfilam na Intendente.
Integram a diretoria da Superliga Clayton Ferreira, como presidente; Hélio José e Bira, vice-presidentes; e Bruno Tetê, secretário de Assuntos Institucionais.
No último dia 28 de maio, 15 agremiações que compõem a Série Ouro do Carnaval (antiga Série A) formalizaram pedido de filiação à Liga RJ, entidade criada em 2019, no lugar da antiga Liga das Escolas de Samba do RJ (Lierj), que passa cuidar apenas das atividades culturais e sociais em apoio às comunidades.
As 15 agremiações que compõem a Série Ouro são Acadêmicos do Cubango, Acadêmicos do Sossego (ambas de Niterói), Acadêmicos de Santa Cruz, Acadêmicos de Vigário Geral, Em Cima da Hora, Estácio de Sá, Império da Tijuca, Império Serrano, Inocentes de Belford Roxo (Belford Roxo), Lins Imperial, União da Ilha do Governador, Unidos de Bangu, Unidos de Padre Miguel, Unidos da Ponte (São João de Meriti) e Unidos do Porto da Pedra (São Gonçalo). Estas desfilam na Avenida Marquês de Sapucaí.