O Fluminense saiu derrotado por 2 a 1, pelo Criciúma, no jogo de ida pelas oitavas de final, na Copa do Brasil, nesta terça-feira (27), no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina.
Quase com força máxima, desfalcado apenas do zagueiro Nino e do atacante Caio Paulista, o time comandado por Roger Machado não foi bem no primeiro tempo. Errando muitos passes e com dificuldade de se infiltrar na defesa adversária, o Tricolor sucumbiu no sul.
O Flu até teve mais posse de bola no início, mas teve poucas oportunidades e foi taticamente inferior ao Tigre. Tanto que o time catarinense conseguiu ir para o intervalo na frente no placar.
Numa saída de bola atrapalhada do Flu, Eduardo chutou de fora da área e a bola resvalou no companheiro Hygor. O lance enganou o goleiro Marcos Felipe e balançou as redes do Tricolor: 1 a 0 para o mandante, aos 39 minutos.
O Fluminense voltou melhor no segundo tempo, mesmo sem nenhuma mexida do técnico, e pressionou bastante nos primeiros minutos. Parecia que o gol era questão de tempo.
Mas foi o Criciúma quem ampliou, aos 20 minutos, com Fellipe Mateus, de pênalti. O lance teve checagem do VAR, que entrou em ação nesta fase do torneio. A penalidade de Egídio em cima de Dudu, dentro da área, acabou sendo assinalada.
Somente quando perdia de 2 a 0, Roger Machado resolveu mudar. Aos 22 minutos trocou Luiz Henrique, Nenê e Fred por Matheus Martins, Ganso e Abel Hernández, respectivamente.
Aos 24, o árbitro Caio Max marcou pênalti também para o Fluminense, por causa de um toque do Hélder nas costas do Luccas Claro. Um minuto depois Abel bateu e converteu: 2 a 1.
A partir daí, o confronto ficou mais aberto e interessante, com chances para ambas as equipes. Mas o Flu não conseguiu empatar, assim como o Criciúma não foi capaz de ampliar.
No próximo sábado (31) haverá o jogo de volta, no Maracanã, às 16h30. Como o gol fora de casa não é mais critério de desempate na Copa do Brasil, o Fluminense precisará vencer por dois gols ou mais para avançar. Vitória do Tricolor por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 2 X 1 FLUMINENSE
Gol: 39/1T (Hygor – Criciúma); 20/2T (Fellipe Mateus – Criciúma); 25/2T (Abel Hernández – Fluminense)
Data: Terça-feira, 27 de julho de 2021
Local: Estádio Heriberto Hulse, Criciúma (SC)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Cartão Amarelo: Gustavo e Marcel (CRI); Egídio (FLU)
CRICIÚMA
Gustavo; Alemão Teixeira, Rodrigo, Marcel Scalese e Hélder; Arilson (Arilson), Dudu Vieira e Eduardo; Felipe Mateus, Hygor (Gabriel Henrique) e Marcão (Warley).
Técnico: Paulo Baier
FLUMINENSE
Marcos Felipe; Samuel Xavier, Manoel, Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago Felipe (John Kennedy) e Nenê (Ganso); Luiz Henrique (Matheus Martins), Fred (Abel Hernández) e Gabriel Teixeira (Kayky).
Técnico: Roger Machado