Lesão no joelho esquerdo tira Maria Suellen da equipe mista no Judô
Comunicado da Missão Brasileira em Tóquio informa que atleta terá que passar por cirurgia logo que chegar ao Brasil
Lesão no ligamento do joelho esquerdo determinou derrota para francesa Romais Dicko e tirou Maria Suelen da equipe mista. Foto: COI
A judoca Maria Suelen Altheman sofreu lesão no ligamento patelar do joelho esquerdo e não disputará a prova por equipes mistas marcada para este sábado, dia 31. A atleta precisará passar por cirurgia no retorno ao Brasil. O comunicado da Missão Brasileira em Tóquio 2020 e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) não esclarece se será possível substituir a atleta para a disputa entre equipes mistas, na qual o Brasil tinha boas chances de medalha, pelo desempenho dos selecionados no circuito mundial.
A contusão de Suelen ocorreu no combate de quartas-de-final do peso pesado feminino contra a francesa Romane Dicko, realizada nesta sexta-feira, 30. Após ser avaliada pelo médico da equipe de judô, Guilherme Garofo, ainda no tatame, a atleta foi encaminhada para a realização de exames de imagem na Policlínica da Vila Olímpica, que confirmaram a lesão no ligamento patelar. Ela encerra sua terceira participação olímpica na sétima colocação.
A brasileira estreara bem contra Anamari Velesenk, da Eslovênia, dominando a luta e forçando três punições para a adversária, que acabou eliminada. Nas quartas-de-final, Sussu enfrentou a francesa Romane Dicko e acabou se lesionando ao sofrer uma projeção que valeu a vitória para a adversária. Suelen teve um primeiro diagnóstico de lesão no ligamento patelar, que a deixou fora da repescagem, e deu a ela o 7º lugar em Tóquio 2020.
Maria Suellen travou uma batalha dura com a jovem Beatriz Rodrigues pela vaga olímpica. A confirmação de seu lugar em Tóquio aconteceu apenas no Campeonato Mundial 2021, com a conquista da medalha de bronze em cima da cubana Idalys Ortiz, de quem a brasileira nunca havia ganhado.
“Eu sempre acreditei em mim e tive muita gente que acreditou também. Essas pessoas me deram e consegui essa vitória tão marcante, que acabou garantindo a minha vaga nos Jogos Olímpicos. Me sinto mais preparada que nunca para buscar esse pódio olímpico”, disse Maria Suelen.
Fonte: Time Brasil/COB