TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Faculdade incentiva doação de sangue por calouros

Trote solidário será sexta-feira, e aberto à população em geral

Por Cláudia Brito de Albuquerque e Sá em 26/09/2018 às 21:26:20

Doação de sangue salva vidas (foto: Pixabay)

Na próxima sexta-feira, 28, o Centro Universitário Celso Lisboa, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio, vai abrir suas portas para uma campanha de doação de sangue, em parceria  com o Hemorio. A ação, batizada de 'Trote Solidário', pretende envolver os calouros nessa boa ação, e também é aberta aos demais alunos do campus, funcionários e população de forma geral.  A coleta acontecerá das 10h às 15h e não há necessidade de inscrição prévia.

“Os bancos do Rio estão sempre em baixa porque infelizmente vivemos numa cidade de guerra. Por conta disso, tivemos a ideia junto com os alunos de biomedicina de trazer o Hemorio para uma campanha dentro da nossa instituição. Queremos que eles venham aqui pelo menos uma vez por semestre, para que sejamos um ponto de coleta de sangue”, afirmou o coordenador da Faculdade de Biomedicina do Centro Universitário Celso Lisboa, Alessandro Licurgo.

Para doar é preciso levar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Doadores precisam respeitar um intervalo de doação de dois meses para homens e três meses para mulheres, além de ter uma boa saúde e alimentação saudável. Adolescentes menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis e o  formulário para autorização pode ser obtido no site www.hemorio.rj.gov.br, na recepção do salão de doadores do Hemorio ou no próprio local de doação, que será o Laboratório de Semiologia, no térreo da faculdade, no Bloco C. O endereço da faculdade é Rua Vinte e Quatro de Maio, 797, no Engenho Novo.

Coletas em universidades

Entre julho e setembro de 2018, o Hemorio realizou 11 ações de coleta em universidades localizadas no Grande Rio. No mês passado, esteve em diversas instituições de ensino: Centro Universitário IBMR, Universidade Estácio de Sá, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Universidade Cândido Mendes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e UNIGRANRIO.

As instituições ou empresas que desejarem incentivar a doação de sangue por meio de coletas externas do Hemorio, podem entrar em contato pelo telefone 21 2333-3668 ou email [email protected].br

O privilégio de doar sangue

Uma pessoa que hoje pode ser doadora de sangue pode se considerar privilegiada, uma vez que existem várias doenças e condições clínicas que impedem a doação. Antes de doar, o candidato passa por uma entrevista para saber se está apto a ser doador e cerca de 20% não conseguem.

“Não temos como divulgar todas as doenças que deixam a pessoa inapta a ser doadora, por isso disponibilizamos o disque sangue. A pessoa pode ligar antes de sair de casa para tirar dúvida se a doença que possui ou o medicamento que utiliza são contra indicados”, disse a chefe do Setor de Promoção de Doação de Sangue, Neusimar Carvalho.

 Entre as doenças que impedem a doação, estão: cardiovasculares, renais, vasculares, autoimunes, além da anemia e o diabetes. Existem também impedimentos provisórios, como febre acima de 37°C, gripe ou resfriado, entre outros. Informações pelo Disque-Sangue: 0800 280 0708.

 

 

 

 

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.