TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Número de gamers brasileiros cresce de forma expressiva

Brasil ocupa uma prestigiada terceira posição no ranking global de gamers, atrás de EUA e China

Por Portal Eu, Rio! em 05/08/2021 às 07:44:23

Foto: Divulgação

Ao redor do mundo, os games têm conquistado cada vez mais o mainstream e unido entusiastas de todos os gêneros, idades e classes sociais. No Brasil não é diferente e o número de gamers cresce de forma expressiva a cada ano que passa.

Fenômeno em ascensão com números cada vez mais positivos

Faz tempo que os games deixaram de ser um passatempo de nicho e os números dos diversos títulos disponíveis, que vão de jogos casuais com mecânicas simples como Candy Crush até os de estratégia repletos de recursos e possibilidades, como Warhammer 40.000, só aumentam.

De acordo com dados mencionados por Thomas Felsberg, profissional responsável pelas parcerias da BBL, uma holding de entretenimento focada no público gamer, os jogos de videogame já são o maior entretenimento do mundo, tendo movimentado cerca de 160 bilhões de dólares em 2019 e com uma previsão estimada de mais de 200 bilhões para 2021.

Atualmente, o Brasil ocupa uma prestigiada terceira posição no ranking global de gamers e se encontra atrás apenas dos Estados Unidos e da China. São mais de 95 milhões de usuários espalhados por todos os cantos do país – estatística expressiva que indica que quase metade da população nacional gosta de jogar no tempo livre.

Mudança de hábito na população

O crescimento dos games provocou uma série de mudança de hábitos na população brasileira e um dos principais está relacionado à utilização dos smartphones para jogar.

Atualmente existem diversos modelos de celulares voltados para o público gamer e cerca de 40% do acesso aos títulos é realizado através deles, enquanto 30% está ligado aos tradicionais consoles e outros 30% aos computadores e notebooks (PCs).

Outro hábito que mudou muito para os gamers brasileiros foi a criação de um espaço totalmente dedicado para as diversas modalidades online e montar ou melhorar o setup de um quarto gamer passou a ser uma tarefa cada vez mais popular.

Esses locais dedicados contam com itens essenciais, como mesas apropriadas para os desktops e consoles repousarem de maneira firme e acessível junto a outros equipamentos, como mouses e teclados, assim como cadeiras de alta tecnologia que proporcionam um grande nível de ergonomia para jogar durante horas.


Brasileiros gastam muitas horas jogando e preferem produtos digitais

A dedicação dos brasileiros em relação aos games chama atenção e o público nacional dispõe de 15 a 19 horas para os diversos títulos, o que corresponde a pouco mais da metade até impressionantes mais de dois terços do dia – valores muito acima da média de outros países.

Outro ponto que se destaca é a preferência por cópias digitais em detrimento das tradicionais cópias físicas. Quando se fala do computador e do notebook, essas versões costumam ser adquiridas através de serviços como GOG Galaxy, Steam e outras plataformas populares. Já nos consoles isso ocorre por meio de opções como a PlayStation Store e nos smartphones pela Google Play Store (Android) e App Store da Apple (iOS).

Vale mencionar que cada vez mais essas lojas oferecem jogos de forma gratuita, especialmente em relação aos consoles. Os títulos podem ser baixados através de uma mensalidade que dá direito a um ou dois jogos por mês que ficam no console, ou o usuário ganha acesso a todo um acervo que pode ser desfrutado enquanto a assinatura continuar.

Inclusive, essa é uma grande tendência e possibilidades como o cloud gaming, que permite que as pessoas joguem em qualquer dispositivo, já estão começando a se concretizar através de serviços como o Xbox Game Pass.

A principal limitação para o crescimento dessa tecnologia em território nacional é a expansão do 5G, mas à medida que essa ferramenta se desenvolve e chega em cada vez mais regiões, como a recente primeira antena rural, o número de usuários deve aumentar de forma exponencial.

Muito potencial ainda pode ser explorado

Mesmo com todos os números positivos e uma parcela enorme da população sendo considerada gamer, ainda há muito espaço para crescer e nos próximos anos os diversos jogos devem conquistar ainda mais a população.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.