TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Terceira eliminação do Fla no ano custa o cargo a Barbieri

Clube negocia com Dorival Jr, primeiro técnico da gestão Bandeira de Mello

Por Cezar Faccioli em 28/09/2018 às 09:55:47

Twitter oficial confirmou a demissão. Foto: Reprodução

Maurício Barbieri não é mais técnico do Clube de Regatas do Flamengo. O treinador deixa o comando do time após 39 jogos, sendo 19 vitórias, 12 empates e oito derrotas. Nesse estilo objetivo, sem adjetivos, o Flamengo anunciou a demissão de seu treinador, em nota oficial no site do clube. Ele não resistiu à derrota para o Corinthians e à eliminação da Copa do Brasil, a terceira do clube este ano, depois do Carioca e da Libertadores. Barbieri teve oferta para seguir integrando a Comissão Técnica Permanente do clube, mas recusou.

Os sinais do provável afastamento de Barbieri vinham de antes. No dia da derrota para o time paulista, o time ficou uma hora com o vestiário fechado, e o treinador só atendeu a imprensa depois desse prazo. Os jogadores só passaram pela zona mista do Itaquerão para entrevistas uma hora e quarenta minutos depois de encerrada a partida.

O presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, resistia à mudança, de acordo com dirigentes que preferem não se identificar. O argumento era de que faltam apenas 13 jogos para o encerramento do Campeonato Brasileiro, disputado em pontos corridos, e o Flamengo está em quarto, mas apenas três pontos atrás do líder, o São Paulo, a quem ainda enfrenta, no Morumbi. No sábado, em Salvador, o time enfrenta o Bahia pelo Brasileirão. O treino nesta sexta foi coordenado por Maurício Costa, auxiliar de Barbieri, mas a intenção do clube é contar com um técnico definitivo já para o duelo na Arena Fonte Nova.

A eliminação na Copa do Brasil resulta num prejuízo de R$ 20 milhões para os cofres do clube, cujo orçamento no futebol equivale aos dos três rivais somados. A quarta posição é a última que garante classificação para a fase de grupos da Libertadores. Essa fase dispensa o risco de dois jogos eliminatórios da Pré-Libertadores, por vezes na altitude, e evitando a antecipação em quinze dias da volta ao trabalho, com reflexos negativos no condicionamento físico, técnico e psicológico do elenco.

Momento político influenciou

Mais do que o aspecto esportivo e financeiro, pesou na demissão de afastar Barbieri o calendário eleitoral. Bandeira de Mello é candidato a deputado federal pela Rede, sendo inclusive questionado nos conselhos do clube pelo uso do nome do clube na campanha política, embora evite adotar o logotipo ou as cores rubro-negras na propaganda. O vice de Futebol, Ricardo Lomba, é o postulante da situação à Presidência do clube, e pressionava pela mudança desde a eliminação da Libertadores para o Cruzeiro, com derrota no Maracanã.

Caso aceite o convite, depois de passagens recentes sem sucesso pelo Santos e o São Paulo, Dorival tem 13 jogos, em que o clube depende apenas do próprio desempenho, para alcançar o único título que disputa no ano. É a chance derradeira de redimir a gestão de Bandeira, que combina sucesso financeiro, recuperação no esporte amador, mas, no futebol, carro-chefe do clube de maior torcida do País segundo o Ibope, dois estaduais e um único título nacional, a Copa do Brasil, em 24 competições disputadas na gestão.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.