Durante os meses de agosto e setembro, como parte do Projeto Escolas Criativas - que cria Centros de Ensino Avançado em escolas municipais de Niterói/RJ e Jericoacoara/CE - vão acontecer cursos de Fotografia e Audiovisual (de 16/08 a 03/09), além de uma Mostra de Cinema (de ontem, 09/08, a 10/09) para alunos de 20 escolas da rede pública de Niterói que participam do projeto.
A Mostra vai exibir curtas com temas como meio ambiente, igualdade de gênero, consumo e produção responsáveis, redução das desigualdades, entre outros. Logo após as exibições, vão acontecer debates com os alunos para estimular a reflexão e o pensamento crítico.
No dia 27 de agosto haverá um evento na Escola Maestro Heitor Villa-Lobos que vai contar com a presença de autoridades como o Secretário de Educação de Niterói, Vinícius Wu, e a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. Serão exibidas fotos e curtas, produzidos pelos alunos, e serão lançados e distribuídos cadernos pedagógicos e guias de metodologias (os guias são voltados para gestores e professores). O pequeno evento vai seguir todos os protocolos de segurança e as recomendações das autoridades sanitárias.
Desde 2018, o Projeto Escolas Criativas promove um conjunto de ações e processos pedagógicos em três frentes principais de atuação: inovação na educação, sustentabilidade e acesso cultural. O projeto ocorre em algumas escolas na cidade de Niterói e Jijoca de Jericoacoara e tem planos de expansão. Está em estudo a implantação em escolas públicas do estado do Rio e de outras cidades do país.
Este ano, por exemplo, foi inaugurado o e-Lab - Laboratório de Mídias Educacionais de Niterói, com objetivo de ser um espaço de pesquisa de mídias digitais para os professores e também de elaboração de materiais didáticos, como os cadernos pedagógicos que serão distribuídos para os alunos, além de diversos cursos de atualização ligados a mídias e audiovisual.
Com as mudanças ocorridas no contexto de uma pandemia mundial, as Escolas Criativas se propõem a refletir o processo de retomada da educação e analisar suas metodologias mais adequadas. O distanciamento social e as medidas de proteção, impostas pela pandemia do Covid-19, aceleraram o processo de digitalização da educação e evidenciaram ainda mais a importância de pensar uma educação mais conectada com os meios digitais e mais integrada com os desafios do século XXI.
O projeto é uma realização da Enel Brasil, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através de suas leis de incentivo à cultura, o projeto conta ainda com a realização da Quitanda Soluções Criativas com o patrocínio da ANEEL, através do seu programa de Eficiência Energética. A iniciativa é uma correalização da Prefeitura Municipal de Niterói, Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto Br arte. A responsável pela produção executiva é a Cinco Elementos Produções.
Sobre o projeto
Investir na melhoria da qualidade da educação, contribuindo para a criação de um ambiente escolar mais inovador e estimulante para professores e estudantes é um dos objetivos principais do programa Escolas Criativas.
O projeto realiza ações em dimensões materiais, com a melhoria da infraestrutura escolar (criação de novos ambientes de ensino; pesquisa; fruição e criação artística; e de sociabilidades); dimensões simbólicas, com a produção e difusão de conteúdos para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos em diferentes plataformas e suportes (programação artística, desenvolvimento e implementação de metodologia própria); dimensões da sustentabilidade e inovação, com a instalação de sistemas fotovoltaicos de geração de energia e ações diretas para promoção de eficiência econômica e ambiental; dimensão pedagógica, com a implantação de espaços equipados com recursos didáticos de base tecnológica, a formação de professores para que eles atuem com equipamentos tecnológicos e a formação continuada para professores, gestores escolares, alunos e comunidade.
Mardônio Barros
Diretor da produtora Quitanda das Artes, acumula mais de 15 anos de experiência na elaboração e gestão de projetos em diferentes áreas do conhecimento - com ênfase na articulação entre poder público, iniciativa privada e 3º setor. Foi conselheiro do Conselho Superior da UFF. Entre os projetos já realizados, destacam-se: Festival Acordes do Amanhã (2017); Cine Ecologia: Formação, Circulação e Fruição (2012 – 2015); Festival Internacional de Biografias (2014); Plataforma Sinfonia do Amanhã (2016 – 2018) Outras Danças - Brasil/Chile/Colômbia (2011); Coordenação Geral dos Instrumentos do Sistema Nacional de Cultura/MINC (2015-2016); entre outros.
Paulo Feitosa
Gestor e produtor cultural com experiência em políticas públicas e diretor da produtora Quitanda das Artes. Tem cerca de 10 anos de atuação na direção, produção e elaboração de projetos de intercâmbio, circulação, pesquisa, formação e difusão cultural, com ênfase na articulação entre poder público, iniciativa privada e 3º setor. Entre os projetos já realizados, destacam-se: Festival do Teatro Brasileiro (2010/2012); Bienal Internacional de Dança do Ceará (2010-2016); Conexões Latinas: Mostra Latino-americana de Artes (2012); Outras Danças – Brasil/Chile/Colômbia (2011); Bienal de Dança de Par em Par (2008/2010/2012); entre outros. Em 2013/2014 atuou como Secretário Adjunto da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). Desde 2015, faz parte da diretoria da Rede Brasileira de Festivais de Teatro.
http://www.escolascriativas.com/
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
Curso de Fotografia - 16/08 a 10/09
Curso de Audiovisual - 16/08 a 10/09
Mostra de Cinema - 09/08 a 10/09
Evento:
Local: Escola Municipal Maestro Heitor Villa Lobos (Niterói)
Dia: 27 de Agosto (6ª feira)
Endereço: R. Salo Brand - Ilha da Conceição, Niterói