Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, o Curta!On, plataforma de streaming do Curta!, no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br, preparou um especial sobre o tema que disponibiliza três produções: o documentário "Fotografação", de Lauro Escorel, sobre a história da fotografia no país; a série "Caçadores da Alma", de Silvio Tendler, que foca na atuação de fotógrafos em diferentes áreas como jornalismo, moda, arte e publicidade; e a série "Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro", de Betse de Paula e Jacques Cheuiche, que revisita a cada um dos seus 26 episódios a trajetória de mestres da cinematografia nacional como Walter Carvalho, Lauro Escorel, Toca Seabra, Adrian Teijido.
O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto pois nesta data, em 1839, o cientista François Arago, em uma reunião do Instituto da França, anunciou que o governo local adquiriu o invento do Daguerreótipo, precursor da câmera fotográfica.
As produções disponíveis durante todo o mês de agosto são:
Fotografação (Documentário) - Passeando pela história da fotografia brasileira, conheça o impacto dos avanços tecnológicos pela perspectiva daqueles que vivem os prazeres e obstáculos da profissão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, em que as informações surgem por uma demanda quantitativa, a digitalização do ofício do fotógrafo torna-se quase uma ameaça. Direção: Lauro Escorel. Duração: 75 min. Classificação: Livre.
Caçadores da Alma (Série – 1ª temporada) - Uma imersão pelo mundo da fotografia, se aprofundando na vida e obra de fotógrafos brasileiros com destaque em diferentes áreas de atuação, como jornalismo, moda, arte e publicidade. Direção: Silvio Tendler. Duração: 13 episódios de 28 min. Classificação: Livre.
Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro (Série) - A série documental aponta suas lentes para aqueles que sempre estiveram por trás das câmeras. A cada episódio, observamos a trajetória de um importante fotógrafo cinematográfico, ouvindo suas experiências e revisitando os filmes que marcaram sua carreira. Direção: Betse de Paula, Jacques Cheuiche. Duração: 26 episódios de 34 min. Classificação: Livre
Sobre o Grupo Curta! O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição. O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de operadoras associadas à NeoTV. O Curta!On, novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora Claro, sem custo adicional. As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacote Cines da Tamandua TV e do Curta!On estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos difundidos. |
Fonte: Agência Febre