O setor de franchising está com boas expectativas, tanto para quem deseja empreender, quanto para quem já criou um modelo de negócio e quer ampliá-lo. Durante os dias 27 e 29 de setembro, o Riocentro recebe a 12ª edição da Expo Franchising ABF Rio 2018. O principal alvo da feira são pessoas interessadas em abrir o primeiro negócio ou mesmo quem quer diversificar suas fontes de renda através das franquias. O evento espera atrair mais de 20 mil pessoas. Os ingressos ainda podem ser adquiridos pela internet, a partir de R$ 40 (valor individual) ou R$ 70 (para duas pessoas) pelo link https://www.ingressorapido.com.br/event/9092/b/
“Nesta edição temos modelos de negócios diferenciados para todos os perfis e bolsos, como as micro franquias, food trucks e containers. São mais de dez marcas estreantes na ABF Rio, somando mais de 100 marcas expositoras. Outro destaque da feira é a internacionalização de franquias, uma possibilidade de negócios promissores para o empreendedor brasileiro”, afirma Keila Kerber, gerente de núcleo da Fagga | GL events Exhibitions, empresa que realiza a Expo Franchising ABF Rio 2018.
Força e readaptação são duas palavras definem bem o mercado carioca de franchising. Mesmo diante de uma das maiores crises enfrentadas pelo Brasil, o Rio de Janeiro não se deixou abater e continuou lutando para que se manter aquecido em uma economia cada vez mais gélida e com resultados nada otimistas. Mas, não para os cariocas.
Segundo a ABF, Associação Brasileira de Franchising, só o Rio de Janeiro faturou cerca de R$ 15,8 bilhões em 2017. Esse número é expressivo ainda mais quando analisado como um todo: significa 10% do faturamento das franquias brasileiras, somando o total de R$ 163,319 bilhões. E os cariocas não param por aí. Estão hoje na 2ª posição do número de redes, com um crescimento de 10% em cima de todas as franquias e ainda tendo cerca de 578 marcas em plena operação.
“O mercado fluminense é um dos que mais chamam a atenção, principalmente de quem está pensando em investir. O fato é que as franquias expandiram 6% só em 2017, o que significa 9.304 pontos de venda. Isso é, sem dúvidas, uma clara amostra da força dos cariocas dentro do franchising brasileiro”, comenta Mércia Machado Vergili, consultora da GSPP.
Quais são as áreas de destaque?
Com um cenário marcante e que traduz o profissionalismo e, melhor, a dedicação diante de uma crise que só agora começa a passar, o Estado do Rio de Janeiro conta com marcas fortes, atuantes até mesmo dentro de todo o Brasil.
O reflexo disso é algo importante a destacar: as redes conseguiram se reinventar e trabalhar dia após dia pensando em um único objetivo, o de expandir seus negócios, mas com solidez e a certeza de que sim, dá para crescer mesmo em momentos pessimistas.
E quem mais cresce dentro do franchising carioca? Alimentação encabeça a lista, com 34,9% das marcas, seguido por Saúde, Beleza e Bem-Estar, tendo 17,5%. Moda ganha um espaço importante, com 12,2%, sendo um importante polo que é seguido por todo o Brasil e pelo exterior.
“Com tantos dados importantes e relevantes, podemos dizer que o Rio de Janeiro é uma região que deve ser olhada com bastante atenção, é inspiradora e serve como modelo de sucesso para muitas franquias que tentam se equilibrar em momentos difíceis. Esse é, claramente, um ótimo case para aprender boas lições de empreendedorismo e força de vontade”, resume Mércia.
A consultora também aponta outras ações e estratégias que devem predominar no segmento de franquias em 2018 e 2019:
1. Investimento em modelos mais em conta
Os novos empreendedores acompanham cada vez mais os rumos da economia brasileira e global. E, apesar de notarem que o momento começa a mudar, ainda se sentem um tanto tímidos para apostarem em negócios maiores. Por isso, é hora de investir em novos modelos econômicos, principalmente com investimento menor e mais barato de franquia.
Seguindo essa linha, segundo a ABF, Associação Brasileira de Franchising, ganham destaque negócios como os home based (com crescimento de 5% já no primeiro trimestre de 2018), virtual (1%), quiosques (7% de aumento) e os containers (que entram no segmento lojas de rua, com aumento de 66%), que são os que mais estão crescendo neste e no próximo ano.
2. Interiorização das redes de franquias
Desafogar um pouco as grandes zonas urbanas do Brasil. Interiorizar redes é outra grande aposta para agora. Tudo por conta da saturação em cidades maiores e mais populosas, que já tem muitas opções de negócios e serviços e, ao mesmo tempo, estão com alta concorrência. Além disso, em cidades maiores também se aumenta o valor de investimento.
Portanto, uma ótima solução é apostar em cidades menores, do interior brasileiro, que ainda carecem de muitos serviços. Isso significa uma oportunidade excelente para abertura de um novo negócio, que também poderá começar com um menor investimento e maior destaque na região. E os dados deixam isso claro, segundo a ABF as marcas de franquias já estão em mais de 42% de todo o território brasileiro.
3. O que vale ficar de olho
Além dessas tendências, a consultora da GSPP aponta outros segmentos muito importantes para o período em que vivemos: pets, terceira idade, beleza e cosmética, reparos de usados, educação e serviços caseiros.