TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Edição 2021 da Feira das Yabás faz homenagem aos Quintais

Apresentado por Marquinhos de Oswaldo Cruz e realizado pela FUNARJ, evento terá como convidados Tia Surica, Dudu Nobre, Leci Brandão, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira

Por Portal Eu, Rio! em 19/08/2021 às 16:27:13

Marquinhos de Oswaldo Cruz apresenta a Feira das Yabás. Foto: Divulgação

Este ano, a tradicional Feira das Yabás acontece online, com transmissão no canal da FUNARJ no YouTube e pelo canal da Feira das Yabás, ao vivo, diretamente da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Posteriormente, a live ficará disponível no canal de YouTube da FUNARJ, com exclusividade, durante seis meses.

O evento acontece neste domingo (22), a partir de 14h. Marquinhos de Oswaldo Cruz, como apresentador, terá como convidados Tia Surica, Dudu Nobre , Leci Brandão, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira.


Tia Surica. Foto: Divulgação

Evento gratuito, a Feira das Yabás acontece há 13 anos no bairro de Oswaldo Cruz, contíguo à Madureira, de destacada relevância para a preservação da cultura afro-brasileira, declarada patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2018.


Quinho do Salgueiro. Foto: Divulgação

A feira vem reunindo, desde sua criação, milhares de pessoas com o objetivo de prestar homenagem às influências africanas na região, tanto na música quanto na gastronomia, e às Tias de Madureira, verdadeiras Yabás, que acolhem e alimentam a população local. Ao mesmo tempo em que este projeto destaca o protagonismo do matriarcado na região da grande Madureira, faz homenagem às divindades das religiões afro-brasileiras e busca reverenciar a força, a maternidade e o poder feminino, contribuindo para o fortalecimento da memória coletiva e afetiva da região.


Dudu Nobre. Foto: Divulgação

Grande parte das tradições do Samba foi transmitida nos quintais, nos terreiros religiosos, ou na casa das tias . Hoje o maior símbolo dessa tradição é a Feira das Yabás. O encontro, criado e comandado pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, é uma espécie de junção de todos os quintais dos subúrbios na praça Paulo da Portela, na Grande Madureira.


Marquinhos de Oswaldo Cruz. Foto: Divulgação

Neste domingo, Marquinhos fará uma live relembrando a Feira Das Yabás e aproveitará para fazer uma pequena homenagem ao quintal que mais o inspirou: o do poeta portelense Manaceia, que na próxima terça-feira (24) faria 100 anos.

Serviço:

Live: Feira das Yabás do Ano faz homenagem aos QUINTAIS. Música, Cultura e Gastronomia.

Atrações: Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe Leci Brandão, Dudu Nobre, Tia Surica da Portela, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira.

Quando: Domingo, 22 de Agosto de 2021

Hora: a partir das 14h

Local: transmissão, ao vivo, da Casa de Cultura Laura Alvim pelos canais da FUNARJ e da Feira dos Yabás no YouTube.

Evento gratuito

Classificação: Livre

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.