Fluminense e Barcelona de Guayaquil decidem nesta quinta-feira (19), às 21h30, no Estádio Monumental, no Equador, a última vaga na próxima fase da Copa Libertadores 2021. A Rádio Eu, Rio! transmite a partida em rede com a Rádio Alternativa Esportes.
Para avançar, o Tricolor precisa de uma vitória ou empate a partir de três gols. Já os equatorianos tem a vantagem do empate sem gols ou pelo placar de 1 a 1, pelo resultado conquistado no Maracanã, no jogo de ida, em 2 a 2. Caso o placar se repita, a decisão irá para os pênaltis.
Para seguir no sonho da Glória Eterna, maior objetivo do time de guerreiros na temporada, será preciso quebrar uma escrita do adversário, que venceu todos os jogos em casa na competição. O Barcelona superou o The Strongest (4 a 0), Boca Juniors (1 a 0), Santos (3 a 1) e Vélez Sarsfield (3 a 1).
Por outro lado, o Fluminense está invicto como visitante e venceu três partidas fora: Santa Fe (2 a 1), River Plate (3 a 1) e Cerro Porteño (2 a 0).
Classificação vale semifinal histórica
Caso o Tricolor avance formará uma semifinal histórica com quatro brasileiros na disputa pelo título, já que Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG já estão classificados.
Assim como fez o Fluminense no Rio de Janeiro, que tentou liberar uma quantidade mínima de público para o confronto entre as equipes, o Barcelona também enviou pedido ao governo local, que não autorizou. Portanto os times se enfrentam mais uma vez sem a presença de torcedores no estádio.
Volta de Fred e dúvida no meio-campo
Após a quarta derrota seguida no Campeonato Brasileiro, a missão do técnico Roger Machado nesta semana foi recuperar a confiança e corrigir as falhas, principalmente no sistema defensivo.
O treinador deve repetir a formação com três volantes, mas não deu pistas de quem será o armador, tendo Nenê, Cazares e Ganso disputando a vaga no meio-campo. Fred volta aoataque no lugar de Abel Hernández.
Gabriel Teixeira, com lesão na coxa esquerda e Caio Paulista, recuperando de lesão na coxa esquerda, serão ainda desfalques para o Tricolor.
Barcelona com força máxima
Fabián Bustos poupou o time principal no campeonato nacional para obter força máxima no confronto de hoje. Apenas o goleiro Burrai participou da derrota fora de casa para o Orense na Colômbia.
É prioridade para o Barcelona voltar a uma semifinal de Libertadores. A última foi em 2017, quando caiu diante do Grêmio, campeão daquele ano.
Martínez, que foi expulso no Maracanã e está suspenso, deve ser o único desfalque do grupo colombiano. Preciado, que marcou um gol naquele jogo, deve ser o substituto.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA DE GUAYAQUIL-EQU x FLUMINENSE
Local: Estádio Monumental de Barcelona, Guayaquil (EQU)
Horário: 21h30
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Carlos Barreiro e Pablo Llarena (URU)
Árbitro de vídeo: Víctor Carrillo (PER)
BARCELONA DE GUAYAQUIL: Javier Burrai, Byron Castillo, Fernando León, Williams Riveros e Mario Pineida; Bruno Piñatares, Nixon Molina, AdonisPreciado, Damián Díaz e Jonathan Perlaza; Gonzalo Mastriani. Técnico: Fabián Bustos
FLUMINENSE: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago Felipe e Cazares (Nene); Luiz Henrique, Fred e Kayky (André). Técnico: Roger Machado