De acordo com os perfis Recife Ordinário e Tubaratinado, ambos do Instagram, na manhã deste sábado (21), um tubarão-martelo foi capturado por pescadores na praia de Maria Farinha, no estado de Pernambuco. Nas postagens, as páginas publicaram um vídeo e denunciaram a ação. As imagens mostram o animal morto, enquanto é filmado pelo grupo.
Foto: Recife Ordinário/Facebook
A aparição da espécie na região é rara, assim como a sua pesca é proibida. A conta Tubaratinado, que é especializada em conteúdos sobre tubarões, também divulgou um trecho da portaria N°455 de 2014, do Ministério do Meio Ambiente, onde constam as espécies ameaçadas de extinção e proibidas de serem pescadas. O tubarão-martelo faz parte desta lista. Por tal motivo, os administradores ainda alertaram para ilegalidade do ato e a necessidade de conscientização da população.
Desde 1992, as praias pernambucanas registram casos de ataques de tubarões. Somente em julho de 2021 foram dois episóduos. Em um deles, um homem de 51 anos acabou não resistindo aos ferimentos. Com os últimos ataques já são 63 incidentes e 25 mortes no estado. Os dados são da Comitê Estadual de Monitoramento (CNIP).