Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cuidados com os fios

5 Tendências de Cuidados com os Fios no TikTok

Especialista analisa prós e contras destas trends


Foto: Divulgação

Os cuidados com os cabelos têm se tornado cada vez mais uma prioridade, especialmente com a crescente preocupação em manter os fios longe de químicas agressivas e tratamentos excessivos.

A busca por produtos mais naturais e processos menos invasivos ganhou força, especialmente entre os usuários mais jovens do TikTok, que compartilham dicas de cuidados que vão desde a hidratação profunda até técnicas de massagem no couro cabeludo.

Mas será que essas tendências realmente funcionam ou são apenas mais um "hype" passageiro das redes sociais? Para falar do assunto, a médica Alexandra Lopes, especialista em Medicina Capilar da clínica Les Peaux.

Seguem abaixo cinco tendências de cuidados com os fios no TikTok, com considerações da especialista, e na sequência perguntas/respostas sobre prós e contras dessas trends.

*1. Máscaras Capilares Caseiras:*

Ingredientes simples como mel, óleo de coco, abacate e azeite de oliva estão sendo usados para criar máscaras caseiras que prometem nutrir e restaurar os cabelos danificados. Influenciadores afirmam que essas receitas naturais podem ser mais eficazes do que os produtos industrializados, devido à ausência de substâncias químicas.

"Para o produto penetrar no fio depende de vários fatores, como pH do produto e tamanho de molécula. As frutas como abacate por exemplo tem uma molécula gigante, não consegue penetrar na haste capilar. Dependendo do óleo pode ter uma boa permeação, mas também vai depender do tamanho da molécula, de todos eles o que eu mais gosto é o óleo de coco, pois tem peso molecular baixo", explica a especialista.

*2. Óleos e Séruns:*

Outra tendência forte é o uso de óleos naturais e séruns para hidratação e proteção dos fios. Óleos como o de argan, jojoba e amla são muito populares nas rotinas de cuidados, sendo usados tanto como pré-shampoo quanto como finalizadores.

*3. Técnicas de Massagem no Couro Cabeludo:*

Uma técnica que tem se tornado viral é a massagem no couro cabeludo, indicada para estimular a circulação sanguínea e promover o crescimento capilar. Alguns tiktokers recomendam massagem de 5 a 10 minutos diariamente, com movimentos circulares, para "acordar" os folículos capilares e estimular o crescimento saudável.

"É um estímulo muito momentâneo, pode causar uma leve vasodilatação melhorando a circulação local, mas por um curto período de tempo, e esse estímulo não tem o poder de aumentar o crescimento dos fios, isso é mito", ressalta a médica.

*4. Low Poo e No Poo:*

O movimento Low Poo (lavar o cabelo com shampoos sem sulfatos e parabenos) e No Poo (não usar shampoo) também ganhou força, com muitos seguidores optando por essas técnicas para evitar a perda excessiva de óleos naturais do cabelo e couro cabeludo.

"Sempre compara os shampoos aos detergentes de lavar louça, tem uns que limpam melhor do que os outros, a função do shampoo é abrir a cutícula para que as micelas ( elas que removem a sujeira) façam o seu papel de envolver sujeira e oleo e remover com a água", explica.

Segundo a médica, "os shampoos no poo e low poo não têm um poder de limpeza muito bom, mas são ótimos para cabelos cacheados e para pessoas que lavam o cabelo todos os dias, eles ajudam a manter um pouco da oleosidade natural".

A especialista também aconselha "intercalar um shampoo com um poder de limpeza maior com os shampoos No poo e Low poo".

*5. Cabelos Mais Naturais:*

Em uma onda de aceitação da beleza natural, muitos estão optando por técnicas que respeitam a textura natural dos cabelos, evitando o uso excessivo de ferramentas de calor e alisamentos químicos.

4 PERGUNTAS BÔNUS SOBRE O TEMA - Dra. Alexandra Lopes, especialista em Medicina Capilar da clínica Les Peaux:*

1. Você vê algum risco em seguir dicas que não são supervisionadas por um profissional? O que pode acontecer ao seguir essas tendências sem um diagnóstico adequado?

O uso de frutas e óleos eu não vejo problema.

O que me preocupa é quando associam alguma substância alergênica, isso acontece muito em plantas. Algumas são super tóxicas ou irritantes, a aroeira é um exemplo.

2. Na sua opinião, quais são os cuidados essenciais para manter o cabelo saudável em meio a tantas tendências e novidades no mercado?

Acho que fazer o básico, higienizar o cabelo e o couro cabeludo e hidratar os fios com produtos que possuem selo da Anvisa, esses produtos passam por várias etapas de checagem, então são produtos seguros.

E em caso de dúvidas sempre procure um especialista.

3. Existem produtos ou ingredientes que você recomendaria para quem quer seguir essas tendências de cuidados, mas de forma segura e eficaz?

Gosto muito do óleo de coco, possuem vários artigos sobre ele.

O óleo de coco tem uma molécula bem pequena, então consegue entrar nas cutículas, funciona como um repositor lipídico, no cronograma capilar ele entraria como Nutrição.

Mas não abuse, lembre que água e óleo não se misturam, o ideal seria usar 2 x por mês, e deixar agir em torno de 40 minutos e retirar.

4. Por último, qual seria o seu conselho para quem está tentando manter o equilíbrio entre tendências e cuidados capilares comprovados? Como encontrar esse meio-termo?

Na minha opinião, acho que temos produtos com uma pegada mais natural , onde são testados e seguros. Não vejo muito sentido em encher o cabelo de ovo ou abacate, tendo produtos naturais e veganos.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!