O Fluminense, por enquanto, permance estacionado no 9º lugar na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com os mesmos 34 pontos. É que o Tricolor Carioca perdeu, neste sábado (29), para o Grêmio por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, pela 27ª rodada da competição. O gol mereceu aplauso para Éverton, que fez de calcanhar, já nos acréscimos, aos 47 minutos da etapa final. O resultado deixou o time, comandando pelo Renato Gaúcho, em 3º lugar na tabela, com 50 pontos, um ponto atrás do líder São Paulo que enfrenta o Botafogo, neste domingo, no Engenhão.
Fluminense jogou bem o primeiro tempo, mas não conseguiu concluir em gol
O Fluminense começou propondo o jogo e partindo para o ataque. Everaldo, com a autoestima elevada, avançou pela esquerda num passe perfeito para Sornoza que não pegou bem na boa e chutou para fora. O atacante chegou várias vezes na frente, inclusive chutando a gol. Pela direita, Leo, também abusado, chegou a aplicar um lençol em Pepê, conseguindo um escanteio.
No combate à força ofensiva dos cariocas, os gaúchos ficaram pendurados com cartão amarelo para Leonardo e Alisson. Mas o Grêmio, apesar de não conseguir aproveitar os contra-ataques, é um time que toca muito a bola e desgasta o adversário.
Substituições de Renato surtiram efeito e as de Marcelo, não
Após o intervalo, os times voltaram a campo com a mesma formação. Mas o Grêmio voltou com mais ímpeto e o Fluminense parecendo mais lento, deixando os gaúchos chegarem com perigo na área. Foi quando Pepê teve a primeira chance real de gol no jogo, numa bobeada da zaga. Sorte dos cariocas que o atacante demorou a finalizar e perdeu a chance.
Renato Gaúcho fez então duas substituições em sequência. Entrou Tonny Anderson no lugar de Jean Pyerre e Everton no lugar de Pepê. Mas quem incendiou a torcida com substituição foi Marcelo Oliveira, tirando o capitão Gum para a entrada de Marcos Junior. O atacante entra sempre com muita vontade e impôs velocidade. Depois, Léo sentiu e entrou Mateus Norton.
A emoção do jogo estava no quase de cada um. E o Tricolor Carioca ficou ainda mais ofensivo com a entrada de Kaike no lugar de Sornoza. Mas a torcida reclamou da substituição. Do jeito que o jogo estava se desenhando, o torcedor do Fluminense ficou aflito para acabar. Já pressentindo o final.
E, aos 47 minutos, Éverton, um dos únicos titulares do Grêmio, que veio ao Rio e ficou no banco, marcou de calcanhar. A jogada foi com Thonny Anderson dominando na entrada da área, passando a bola nas costas de Digão, para o camisa 11 sair cara a cara com Júlio Cesar e finalizar.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 1 GRÊMIO
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem: Raphael Claus (SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Gol: Éverton aos 47 minutos do segundo tempo (acréscimos)
Cartão Amarelo: Leonardo e Alisson (Grêmio)
FLUMINENSE: Júlio César, Ibañez, Gum (Marcos Jr) e Digão; Léo (Mateus Norton), Richard, Dodi, Sornoza (Kayke) e Ayrton Lucas; Everaldo e Luciano. Técnico: Marcelo Oliveira
GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Kaio, Maicon, Jean Pyerre (Thonny Anderson), Douglas (Thaciano); Pepê (Everton) e Alisson. Técnico: Renato Gaúcho