As aulas presenciais na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro estão autorizadas nas unidades de 78 municípios até sexta-feira, quando deverá ser feita nova avaliação. Os demais 14 municípios seguem com as atividades presenciais suspensas, devido a decretos das Prefeituras.
As secretarias de Estado de Educação e de Saúde instituíram protocolos e orientações complementares para a garantia do atendimento na rede estadual e nas escolas privadas, vinculadas ao Sistema de Ensino do Rio de Janeiro. O propósito é autorizar o funcionamento, acompanhamento e avaliação das unidades, passo a passo.
E, para que as atividades presenciais ocorram de forma segura, tanto para estudantes quanto profissionais de ensino, as unidades seguem atentas às bandeiras que sinalizam o nível de risco de contaminação da Covid-19 e cumprindo todos os protocolos sanitários.
Caso determinado município se manifeste contra essa flexibilização de forma oficial, o ensino ficará exclusivamente remoto nessa região.
De acordo com informações do governo do estado, é importante observar que todas as unidades escolares da sua rede, independente da normativa em vigor, estarão abertas para atender à comunidade nos casos de retirada de material pedagógico e de kit alimentação, entrega de documentos, matrícula de alunos, entre outras questões relativas à rotina administrativa.
Os servidores continuam sendo orientados a comunicar qualquer sinal de sintoma ligado ao novo coronavírus para afastamento imediato. Febre, calafrios, dor de garganta e de cabeça, tosse, coriza, falta de olfato ou de paladar são alguns dos sintomas que merecem atenção.
Ouça no Podcast Eu, Rio! matéria da Rádio Nacional sobre o tema.