A formatura é um momento marcante na vida de qualquer pessoa. Uma graduação, seja ela qual for, é uma conquista, que comprova perseverança e determinação na busca da realização profissional e pessoal.
O dia da entrega do “canudo” e da celebração do encerramento do bacharelado é marcado por diversas tradições, como o uso da beca, do chapéu de formatura (capelo), o juramento à profissão e o anel de formatura, cheio de simbolismos e detalhes representativos.
Entre os detalhes simbólicos, que muitas vezes passam despercebidos na cerimônia, está a mudança de lado do pingente que fica pendurado no capelo.
Antes de receber o diploma, o pingente fica pendurado ao lado direito do “chapéu” e no momento da entrega do “canudo”, o formando o desloca para o lado esquerdo.
Nos aneis de formatura, as pedras simbolizam o perfil da profissão, como é o caso, por exemplo, do anel de formatura de direito e o de jornalismo. Ambos utilizam a mesma pedra, que é o rubi, relacionado com o dom da palavra, escrita e falada.
Geralmente, quem compra o anel não é o estudante, mas seus pais ou padrinhos. O presente simboliza o reconhecimento por uma etapa cumprida e é uma forma de parabenizar o formando.
No início da tradição, o anel era gravado com o símbolo da universidade onde o curso tinha sido realizado, mas hoje, o anel apenas carrega a pedra preciosa ou semipreciosa relacionada à profissão escolhida e, em alguns casos, o símbolo do curso.
No caso do anel de formatura de direito, por exemplo, a pedra escolhida não é aleatória, o rubi é a segunda pedra preciosa mais resistente do mundo, ficando atrás, apenas, do diamante.
O objetivo da escolha é representar a força e a resiliência necessárias para o exercício da profissão, que tem como sua essência proteger e fazer valer a justiça.
Além da pedra, o anel de formatura de direito geralmente conta com um dos símbolos da profissão, validados pelo Supremo Tribunal Federal, sendo que os mais utilizados são a Balança da Justiça e a Lei das Doze Tábuas.
Foto: Anel em Ouro 18k/750 Formatura Retangular 5x7mm Direito - Mave Joalheria
O anel de formatura é, tradicionalmente, utilizado na mão esquerda, no dedo anelar.
Embora para alguns isso possa remeter à ideia de casamento com a profissão, a tradição é inspirada na cultura oriental, que acredita na simbologia de cada dedo, sendo o anelar regido pelo sol, que representa brilho e ascensão.
Em relação aos modelos, anteriormente, os aneis de formatura eram todos bem parecidos. Os masculinos eram mais robustos e quadrados, enquanto os femininos pareciam solitários, com pedras em relevo.
Atualmente, há inúmeras possibilidades, inclusive de cravação. Diversos aneis são cravados com diversas pedras ao redor do aro ao invés de uma única central.
Foto: Anel em Ouro 18k/750 Formatura Direito Trabalhado Feminino - Mave Joalheria
Além disso, modelos com aros mais largos e trabalhados também estão sendo muito utilizados, com designs diferenciados e muito distantes das opções mais óbvias, tornando os aneis de formatura joias muito mais interessantes para serem usadas, não apenas na celebração, mas também no dia a dia, pós-formatura, em combinação com outras joias e acessórios.