As pessoas de mais idade nada têm a comemorar no Dia do Idoso, celebrado em 1° de outubro. Dados divulgados pela Serasa Experian indicam que 34,30% dos brasileiros acima de 61 anos estão com contas de água, energia e gás atrasadas. Foram 8,8 milhões de brasileiros dessa faixa etária que não conseguiram pagar suas contas em julho de 2018, mês da última pesquisa.
O valor médio de endividamento de cada idoso é R$ 4.668. Ao todo, o valor das contas atrasadas dos idosos chega a R$ 41,1 bilhões. A inadimplência entre idosos é a que mais cresceu nos últimos anos.
O estado com maior número de idosos inadimplentes é São Paulo, com 21,4%, seguido do Rio de Janeiro com 12,2%. Minas Gerais ocupa a terceira posição, com 9,9% dos idosos endividados.
ara os economistas da Serasa Experian, o endividamento dos idosos é um reflexo da situação econômica em que o país vive:
“Um número maior de aposentados ou pensionistas com mais de 61 anos passou a ajudar o orçamento de suas famílias, ao usar empréstimos consignados. A consequente redução da renda, comprometida com esse tipo de dívida, leva o idoso a abrir mão da regularidade no pagamento de outras despesas fixas do mês”, informa o comunicado da Serasa.
Dia do Idoso
A criação do Estatuto do Idoso se deu em 1º de outubro de 2006. Desde então, a data é marcada como o Dia do Idoso.o objetivo é valorizar as pessoas de idade avançada.