TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Projeto Cultural apresenta museus às crianças de escolas públicas do Rio de Janeiro

Experimente Cultura levará 3.500 alunos a sete atrações cariocas

Por Jonas Feliciano em 01/10/2018 às 19:19:50

Foto: Divulgação

Em meio a um cenário cultural carioca ainda ressentido pelo incêndio do Museu Nacional, o projeto Experimente Cultura vai levar gratuitamente, com direito a transporte e alimentação, pelos próximos dois meses, 3.500 estudantes da rede pública aos grandes equipamentos culturais cariocas. O projeto, uma parceria com a Gerência de Projetos de Extensão Curricular (GPEC) da Secretaria Municipal de Educação do Rio, pretende que estes ensinamentos façam as crianças propagarem o gosto pela história e a arte desde a infância.

Todas as visitas serão guiadas e terão supervisão pedagógica em sinergia com os temas abordados nas salas de aula, oferecendo um melhor aprendizado. A curadoria do projeto também deve promover visitas ao Museu Histórico da Cidade, Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Museu do Meio Ambiente e no Planetário. Com isso, espera ressaltar a enorme gama de oportunidades culturais que o Rio de Janeiro possui.

"Acreditamos que a experimentação de atividades culturais desde a infância pode promover uma mudança de hábito cultural. O Experimente Cultura quer desmistificar que o acesso à cultura é para poucos. Nossa intenção é democratizar e facilitar o acesso, de preferência, daqueles que nunca tiveram oportunidade de ir a um museu. Seja por acharem que não terão condições financeiras ou até por desconhecimento. Sem cultura, a educação não faz sentido. Todos os métodos de educação moderna preconizam que o aprendizado só acontece acompanhado de significado. Um aprendizado para a vida, não apenas para a escola", afirmou Rossana Lourenço, coordenadora pedagógica do Experimente Cultura.

Para capturar a atenção das crianças e adolescentes que participarão do projeto, a idéia é propor uma abordagem lúdica. Os guias, que acompanharão os alunos em todo o trajeto, ajudarão a construir o conhecimento contando histórias e com atividades especificamente preparadas para cada um dos sete destinos. Ao final do passeio, todos os alunos serão convidados a participar de um quiz cultural que premiará o vencedor dando a este o direito de visitar, com acompanhante, todos os museus participantes do projeto, gratuitamente por um ano. 

"Queremos atingir não somente as crianças, mas também suas famílias, amigos e comunidades. Esses jovens são propagadores da cultura e podem mudar os hábitos dentro de suas casas. Ampliando o consumo de cultura, contribuiremos para a formação de indivíduos mais capacitados e integrados socialmente. Precisamos derrubar o mito de que a cultura não está acessível e ao mesmo tempo valorizar a visitação a espaços culturais e ambientes que transmitam história, arte e cultura em nossa cidade", finalizou a curadora Renata Prado.

Além disso, distribuirão o mapa cultural para que as crianças possam chegar em casa motivados.

"Após sua experiência num museu, queremos que elas convidem seus pais a experimentarem também. Esse brinde tem esse objetivo específico: apresentar para as famílias um pouco mais sobre as atividades culturais oferecidas em nossa cidade", completou.

Museu Nacional na lista

Antes do incêndio, que destruiu a maior parte do seu enorme acervo, o Museu Nacional era o destino mais procurado pelas escolas inscritas no Experimente Cultura. Até o trágico acontecimento, estava planejada a visita de mais de mil crianças de várias escolas públicas cariocas.

"O Museu Nacional era o de maior grau de interesse das escolas participantes. Foi um momento muito difícil para todos nós, principalmente pelo sentimento de perda de um bem cultural sem dimensão para nossas crianças. Sofremos muito também em ver o sofrimento dos funcionários do museu, em especial a equipe do educativo, com quem tínhamos uma relação muito próxima. Foi muito doloroso ver estes profissionais, que empenhavam suas vidas pela preservação da história e cultura, totalmente desolados", revelou a curadora Renata Prado.

De acordo com Renata, o objetivo é ampliar o projeto em 2019 e incluir um número maior de museus, e assim, atender mais crianças.

"O projeto nasceu em 2016 e desde então viemos tentando viabilizá-lo. Conseguimos contar com o patrocínio do GRUPO ASSIM, que possibilitou que essa primeira edição se concretizasse. Nossa intenção é que consigamos sensibilizar mais patrocinadores para ampliarmos horizontes", finalizou.

Realizado pela Pulsar Cultura, o Experimente Cultura tem patrocínio do Grupo Assim, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da  Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Para conhecer melhor o projeto basta acessar:  experimentecultura.com.br

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.