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Não assumiu oficialmente

Obras do Heliporto do Farol de São Tomé não têm licença ambiental

Empresas que participam de concorrência da Petrobras estão preocupadas com movimentação do Grupo Infra


Panorâmica da obra no Heliporto do Farol de São Tomé. Foto: Divulgação

Às vésperas da concorrência da Petrobras que definirá o heliporto que vai operar os voos que transportam pessoal para as plataformas de petróleo na Bacia de Campos, empresas que participam do certame estão preocupadas com a movimentação do Grupo Infra. Concessionária do Aeroporto de Campos dos Goytacazes, a empresa está concluindo as obras de ampliação das instalações do Heliporto do Farol de São Tomé, no Norte fluminense, sem qualquer licença ambiental – e sem ser importunado pelo Ministério Público, pela polícia ambiental ou mesmo pelo INEA, o órgão de meio ambiente estadual.

O Infra obteve a concessão do heliporto no ano passado, mas também não assumiu oficialmente a sua operação. E mesmo assim toca as obras, desrespeitando aspectos legais. Na placa das obras, não constam o CNPJ e o nome da empresa contratante, tampouco o número de registro da Licença Prévia e de Instalação (LPI), com data de validade, como determina a legislação.


Placa da obra sem informações obrigatórias. Foto: Divulgação

Sem essa obra, o Heliporto do Farol de São Tomé não atende aos requisitos técnicos mínimos para a operação e estaria eliminado da disputa na Petrobras. O edital da estatal estabelece que a operação dos voos para as plataformas deve ser feita em pista tipo FATO, mais adequada a voos em sequência.

O INEA vistoriou a obra e constatou a não existência de licença ambiental no projeto e sinalizou com a possibilidade de fazer um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Grupo Infra, mas o Ministério Público não se manifestou até agora.


Fac-símile do realatório do INEA que comprova a ausência de licença ambiental. Foto: Divulgação

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