TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Maricá vai receber campus da Uerj

Iniciativa faz parte do projeto de interiorização da Uerj

Por Portal Eu, Rio! em 15/09/2021 às 12:40:15

Uerj vai disponibilizar cursos de extensão ainda este ano. Foto: Uerj.

Uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Prefeitura de Maricá poderá garantir a presença de educação superior pública no município da Região Metropolitana até o fim do ano. O primeiro passo foi dado nesta terça-feira (14), em reunião entre representantes das duas instituições, que confirmaram a intenção de tornar concreta a proposta de instalação de um polo local, englobando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O encontro contou com a presença do prefeito Fabiano Horta e do reitor Ricardo Lodi, além de secretários municipais, do vice-reitor e dos cinco pró-reitores da Uerj. “Hoje foi lançada a pedra fundamental. Agora vamos avançar dos pontos de vista jurídico e técnico, para disponibilizar inicialmente, ainda neste ano, cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu e, em perspectiva de um prazo um pouco maior, cursos de graduação presencial. O objetivo é que tenhamos um campus da Uerj no município de Maricá”, explicou Lodi.

De acordo com o reitor, a iniciativa faz parte do desenvolvimento do projeto de interiorização da Universidade. “Sempre estivemos motivados a levá-la para próximo do cidadão fluminense. A Uerj não é somente do município do Rio de Janeiro, nem apenas do Maracanã; é do Estado do Rio e, sempre que possível, vai cumprir esse papel institucional de se interiorizar”, concluiu, acrescentando que a instituição já está presente em outras sete regiões – Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo e Ilha Grande.

Maricá tem atualmente cerca de 160 mil habitantes e é um dos municípios de maior crescimento populacional do estado. Com litoral de frente para a Bacia de Campos, é grande produtor de petróleo. Situado a apenas 50 quilômetros da capital, tem grande potencial turístico, tanto pelas belezas naturais quanto pela riqueza histórica.

Ouça no Podcast Eu, Rio! o reitor Ricardo Lodi Ribeiro sobre os projetos da Uerj para o município de Maricá.

Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.