A Prefeitura do Rio fará a requalificação urbana do Polo Comercial da Saara, que prevê melhorias em 190 mil m², na área da Praça da República, da Avenida Presidente Vargas, da Avenida Passos e da Rua da Constituição. O anúncio das intervenções foi feito pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário municipal de Infraestrutura, Jorge Arraes, durante almoço com empresários da região nesta quinta-feira (23/09).
"A Saara precisa da reconstrução da sua infraestrutura, que é muito antiga. Tem que reconstruir a rede de esgoto e de drenagem, por exemplo, e há mudanças estéticas. Se ainda tem um lugar em que o pulmão ainda respira e o coração ainda bate de forma intensa é na Saara, que consegue sobreviver diante de tantas dificuldades como a pandemia" declarou Paes.
A Saara vai ganhar nova drenagem, iluminação e calçamento. Nas ruas exclusivas para pedestres, como Alfândega, Senhor dos Passos e vias transversais, o piso será nivelado para proporcionar acessibilidade à população. Já a Rua Tomé de Souza ganhará uma praça linear arborizada e com bancos.
A Rua Buenos Aires receberá nova pavimentação, ordenamento das baias de estacionamento ao longo da via e esquinas em piso elevado, beneficiando a travessia dos pedestres. A Avenida Passos, que hoje recebe a maior parte dos veículos e ônibus que circulam pelo Centro, terá três pistas de rolamento, uma para BRS e duas de veículos, proporcionando calçadas mais largas que serão requalificadas e arborizadas. Ao todo, as intervenções preveem melhorias em cerca de 40 mil m² de vias.
O projeto está sendo finalizado pela Rio-Urbe para, em seguida, passar pelo processo licitatório de contratação da empresa responsável pela obra.
"Como prioridade, temos a recuperação da infraestrutura dessa região. Estamos falando das redes de água, gás, telefonia, fibra. E, depois, a requalificação urbana com a proposta de uma organização diferente da que temos hoje aqui, com prioridade para o pedestre - destacou o secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes, explicando como a obra, prevista para o ano que vem, vai ocorrer. – Ela será realizada em três etapas, para não provocar transtorno maior para o trânsito e o comércio local", ressaltou.
Presidente do Polo Saara, Eduardo Blumberg agradeceu o prefeito pela iniciativa:
"Estamos muito felizes. Pedimos apenas um portal e está vindo essa obra de infraestrutura".
Também participaram do evento os secretários de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, além do subprefeito do Centro, Leonardo Pavão.
Durante o encontro, Paes sancionou o Projeto de Lei Nº 418/2021, que prorroga o prazo para o contribuinte daquela região cumprir as exigências e manter a isenção do IPTU dos imóveis de interesse histórico, cultural ou de preservação paisagística.
Para ter direito ao benefício, os imóveis deverão estar em bom estado de conservação e com suas características arquitetônicas e decorativas respeitadas.
Em 1962, nasceu oficialmente a Saara, criada por meio de uma Sociedade de Amigos da Rua da Alfândega e adjacências. Com mais de 1.200 lojas, o polo é um grande exemplo de shopping a céu aberto e sempre foi conhecido por receber, desde o início do Século XX, sírios e libaneses com seu comércio “mascate”.
O entorno da Saara também é um grande polo cultural da cidade. Na região há dois teatros, Carlos Gomes e João Caetano, além da Biblioteca Estadual Popular e o Real Gabinete Português de Literatura.
Fotos: Beth Santos/Prefeitura do Rio
Ouça no Podcast Eu, Rio! o prefeito Eduardo Paes falando sobre a importância da região do Saara.