O Botafogo venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 0 neste deste domingo, no estádio Nilton Santos, conquistando sua 14ª vitória nesta Série B do Brasileirão e subindo para a vice-liderança da competição. Os gols foram marcados por Rafael Navarro, no primeiro tempo, e Luís Oyama, no segundo. Joécio, do Sampaio, foi expulso nos acréscimos da primeira etapa. A partida marcou a volta do público ao Nilton Santos desde o início da pandemia.
O Sampaio Corrêa começou ameaçando. Watson recebeu a bola na entrada da área e bateu de canhota para Diego Loureiro fazer boa defesa. Depois, Eloir entrou na área pela esquerda e cruzou rasteiro, mas a defesa do Botafogo conseguiu afastar no sufoco. O Sampaio Corrêa seguiu melhor na partida, enquanto o Botafogo estava com dificuldades de sair jogando. Mas na metade final o Alvinegro reagiu. Aos 31, Chay cruzou na área para Gilvan, que acabou cabeceando para fora. No minuto seguinte, Luís Oyama tentou arriscar de fora, mas sem perigo para o goleiro.
Marco Antônio recebeu pela direita e ao invés de cruzar, bateu direto para Mota defender com dificuldades. Aos 39, Carlinhos recebeu boa bola de Diego Gonçalves e bateu no gol, mas o goleiro defendeu. A pressão foi tanta, que o gol saiu aos 42 minutos, em uma falta cobrada na área por Chay, Rafael Navarro desviou de cabeça para abrir o placar. Já nos acréscimos, Joécio deu uma entrada dura em Rafael Navarro e recebeu vermelho direto, deixando o Sampaio Corrêa com um a menos.
Na etapa final, a pressão do time carioca seguiu. Marco Antônio recebeu a bola, limpou o defensor e bateu na saída do goleiro, que defendeu. A arbitragem, no entanto, marcou impedimento. Pouco depois, em um lance de escanteio, a bola bateu no braço de um jogador dos visitantes e o árbitro marcou o pênalti. Porém, com a ajuda do VAR, o pênalti foi anulado pois a arbitragem entendeu que mesmo que a bola tenha tocado no braço, não houve um movimento de bloqueio. Aos 8 minutos, em jogada ensaiada, Marco Antônio cruzou na cabeça de Gilvan, que finalizou para fora. Aos 12, Daniel Borges bateu de longe, desviou e quase parou dentro do gol.
Aos 22 minutos, Rafael entrou no lugar de Marco Antônio e logo no primeiro lance ajudou a roubar a bola no ataque e tocou para Rafael Navarro, que bateu rasteiro para Mota defender mais uma. Aos 32, Oyama recebeu na esquerda um belo passe de Carlinhos, e quando parecia que cruzaria, bateu direto e fez o segundo do Botafogo. No lance seguinte, Diego Gonçalves entrou dentro da área e mandou por cavadinha, mas bateu na trave.
O Sampaio teve uma chance em uma falta, aos 39, mas mandou na barreira. Pouco depois, Ênio apareceu nas costas da defesa e finalizou para Mota defender outra vez, terminando assim em 2 a 0.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 0 SAMPAIO CORRÊA
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Gols: Rafael Navarro (1-0, 42'/1ºT); Luís Oyama (2-0, 32'/2ºT)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA - MG) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (FIFA - MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Barreto e Matheus Frizzo (BOT); Watson e Betinho (SAM)
Cartões vermelhos: Joécio (SAM)
BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges, Joel Carli, Gilvan, Carlinhos; Barreto (Matheus Frizzo 42'/2ºT), Luís Oyama; Marco Antônio (Rafael 21'/2ºT), Chay (Ênio 42'/2ºT), Diego Gonçalves (Luiz Henrique 35'/2ºT); Rafael Navarro (Rafael Moura 35'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira
SAMPAIO CORRÊA: Mota; Watson, Joécio, Eder Lima, Mascarenhas; Ferreira, Betinho (Nadson 26'/2ºT), Eloir (Jean Silva/Intervalo); Léo Artur (Allan 45'/2ºT); Pimentinha (Jarro Pedroso 13'/2ºT), Ciel (Jackson 13'/2ºT). Técnico: Felipe Surian