Presidente Turco é eleito novamente
Erdogan já está no poder há 15 anos
Presidente turco vence eleições com larga vantagem (BULENT KILIC /AFP)
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, celebrou nesta segunda-feira (25) mais uma vitória no primeiro turno das eleições de domingo e os novos poderes depois da reforma constitucional.
Logo após a vitória nas eleições gerais, presidencial e legislativo, Erdogan fez um longo discurso na sede do partido AKP, em Ancara.
"A Turquia deu uma lição de democracia ao mundo", afirmou, diante de milhares de partidários que agitavam bandeiras turcas e gritavam seu nome.
Erdogan já está no poder há 15 anos e foi reeleito para um novo mandato de 5 anos. Ele já estava comemorando quando as autoridades eleitorais turcas informaram na madrugada desta segunda-feira que ele havia obtido a maioria absoluta dos votos apurados.
Desde que o AKP chegou ao poder em 2002, Erdogan é caracterizado como o dirigente turco mais poderoso depois do fundador da república, Mustafa Kemal. Ele governa a Turquia desde 2003, começando como primeiro-ministro e a partir de 2014, como presidente.
Seu principal adversário, o social-democrata Muharrem Ince, ficou na segunda posição das presidenciais, com 30,7% dos votos, e a aliança "anti-Erdogan", formada por vários partidos de oposição para as legislativas, obteve 31%, segundo resultados parciais divulgados pela Anadolu.
Cerca de 56 milhões de pessoas estavam convocadas para ir às urnas e votar para presidente e deputados. O pleito é considerado chave por abrir caminho para a implementação da reforma constitucional aprovada em 2017, que outorga todos os poderes executivos ao chefe do Estado.