A CBF divulgou na noite desta quarta-feira (03) em seu site oficial o calendário do futebol brasileiro para o ano que vem. Ele começará no dia 2 de janeiro e irá até o dia 8 de dezembro quando acontece o último jogo do Campeonato Brasileiro. Grande fonte de queixa por parte dos torcedores e fãs do futebol em geral, os campeonatos estaduais seguirão inchados tendo 18 datas entre os dias 20 de janeiro e 21 de abril.
A Série A do Campeonato Brasileiro começará no dia 28 de abril e a Série B um dia antes e acabará sete dias antes da elite, no dia 30 de novembro, mesma diferença que já acontece atualmente. Outra semelhança com o calendário atual é que em 2019 as datas também terão que ser apertadas por causa de um torneio internacional, se este ano teve a Copa do Mundo, ano que vem será a vez da Copa América fazer com que os time joguem cada vez mais partidas em um menor espaço de tempo. Já que no período do torneio sul-americano de seleções, entre os dias 14 de junho e 7 de julho, não haverá jogos.
Copa do Brasil terminará em setembro
Também foi anunciado que os jogos noturnos começarão sempre às 21h30 e que será reduzida para uma semana o intervalo entre as partidas de ida e volta das das quartas de final, semifinais e finais da Copa do Brasil, fazendo dessa forma com que o torneio termine em setembro, os últimos meses do ano livres para os clubes que estiverem disputando alguma coisa no Campeonato Brasileiro e nos torneios continentais, Libertadores e Sul-Americana. “Um dos grandes desafios da CBF é aprimorar o calendário, distribuir melhor as competições durante o ano e oferecer aos torcedores dias e horários de jogos cada vez melhores. Fizemos um movimento nesta direção e vamos avançar mais em 2020”, avaliou o Diretor Executivo de Gestão e presidente eleito da CBF, Rogério Caboclo.