Nesta terça-feira (5), o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, publicou um decreto desobrigando o uso de máscara facial no território do Município de Duque de Caxias. Com isso, a cidade é a primeira do país a liberar a obrigatoriedade do acessório que previne a contaminação contra o coronavírus. Ainda na noite de hoje (5), a decisão deixou o nome do município entre os mais comentados do Twitter.
Segundo nota oficial da prefeitura, a nova determinação leva em conta o alto número de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus na cidade da Baixada Fluminense e os índices de casos em constante queda.
De acordo com o decreto, “fica desobrigado o uso de máscara facial no período da pandemia do COVID-19, em local aberto ou fechado, em todo o território do Município de Duque de Caxias”.
Porém, a obrigatoriedade continua para pessoas que se encontrem infectadas ou com suspeita de estarem contaminadas com o vírus coronavírus durante o período de transmissão.
A prefeitura também divulgou que, atualmente, Duque de Caxias já aplicou mais de 900 mil doses da vacina contra a Covid-19. O número de aplicações de primeira dose já ultrapassou a marca de 70% da população. A segunda dose na cidade da Baixada Fluminense alcançou, até o momento, 46,8% do público alvo.