TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Obras do novo Cap-Uerj em ritmo intenso

Previsão é de abertura no início do ano letivo

Por Portal Eu, Rio! em 08/10/2021 às 09:30:24

Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Lodi, visita obras do Cap-Uerj. Foto: Redes Sociais.

Os estudantes do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) vão voltar às aulas presenciais em grande estilo. As obras de readequação do prédio, que por 73 anos abrigou o Instituto Padre Leonardo Carrescia, na rua Barão de Itapagipe, 96, no Rio Comprido, estão em ritmo acelerado. A previsão é que as portas da nova casa estejam abertas para receber os alunos no início do ano letivo de 2022.

“A Uerj está saudando uma dívida histórica com a comunidade capiana, conferindo à esse imóvel uma estrutura física que esteja de acordo com a excelência do seu corpo docente, discente e técnico. Nessa nova sede, o CAp poderá atingir todas as suas potencialidades, interagindo com as comunidades externas, no aprofundamento do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirma o reitor da reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Lodi,

De acordo com o reitor, a universidade está trabalhando intensamente para poder receber os alunos da melhor forma possível. “A perspectiva é grande para entregarmos a nova sede o mais rápido possível, para que no retorno das aulas presenciais a comunidade estudantil se sinta totalmente acolhida”, conclui Lodi.

Após nove meses de reformas, alunos, professores e funcionários vão contar com 43 salas de aulas, quatro laboratórios, um auditório, uma biblioteca, quatro quadras poliesportivas e até um restaurante. São cerca de 7 mil m² de área total, praticamente o dobro dos 3,7 mil m² referentes ao edifício localizado na Rua Santa Alexandrina, que pelo fato de ter sido um hospital, vinha se mostrando inadequado para as atividades escolares.

“Tudo será ampliado, teremos salas de música, arte, teatro, design, mais espaço para os esportes, além do restaurante para os estudantes receberem alimentação gratuita, uma antiga reivindicação da comunidade”, ressalta o diretor do CAp, Thiago Corrêa.

O imóvel, adquirido por meio de repasse de aproximadamente R$ 26 milhões da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para o governo do estado, vai receber os cerca de 2 mil alunos da Educação Básica 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, da pós-graduação, além de estagiários dos cursos de graduação da Uerj.

Reitor da UERJ, Ricardo Lodi, comenta a reforma no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, o Colégio de Aplicação da UERJ (CAp UERJ)




POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.