O prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou em sua conta no Twitter o retorno das operações da linha de catamarãs Charitas X Praça XV já em janeiro de 2022 em horários normais, acertada após negociações com a Secretaria Estadual de Transportes.
Grael acrescenta que deixou claro ao governador Cláudio Castro a necessidade de manutenção da linha. Disse também que a prefeitura de Niterói subsidia as passagens dos ônibus municipais dos passageiros que fazem integração com as barcas.
Em nota, a CCR Barcas informa que ão pretende continuar a administrar a operação do serviço:
“A suspensão da operação na linha Charitas está de acordo com o Decreto 47.128/2020. Essa linha tem características de procura proporcional muito menor que as da linha social de Arariboia. Desta forma, a CCR Barcas entende que a sua operação em níveis iguais ou menores que os da linha Arariboia resultaria em prejuízos de grande magnitude financeira para a sociedade.”
“Vale ressaltar que, ao contrário de todos os outros modais, as Barcas ainda se encontram num patamar de perda de cerca de 70% em relação ao período anterior a pandemia. A Concessionária se encontra em estado dramático e falimentar e sem nenhum apoio do Estado para a grave crise que está atravessando.”
“Conforme já alertado exaustivamente pela companhia, em hipótese nenhuma, a CCR Barcas continuará com a prestação do serviço após o prazo final da concessão (11/02/23). Importante enfatizar também que a CCR não participará da relicitação e vê com preocupação para a continuidade do transporte aquaviário o fato de o novo edital ainda não estar pronto, uma vez que 2022 é ano de eleições para governador e para deputado estadual. A Concessionária entende que o assunto não tem sido tratado com a devida importância”, diz a nota.