No confronto deste domingo (10), o Brasil ficou apenas no 0 a 0 com a Colômbia, no estádio Metropolitano, pela 5ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. A Seleção Brasileira fez a sua pior atuação no ano até aqui, e o desempenho ruim de Neymar preocupa. Apesar disso, o Canarinho ainda segue isolado na liderança, com 28 pontos.
A partida começou rápida com algumas oportunidades. Primeiro foi a Colômbia, no primeiro minuto, após o meio-campo se enrolar e Quintero arriscar de longe, em cima de Alisson. Pouco tempo depois, em um escanteio na área, Mina subiu bem, mas mandou à esquerda da meta. A Seleção Brasileira respondeu com Neymar chutando de fora para Ospina espalmar.
A intensidade da Canarinho ficou mais forte e cresceu na partida. Aos 12, Paquetá tentou de longe, sem problemas para Ospina. No rebote, Neymar pegou a bola, passou da marcação e tocou para Paquetá bater de carrinho, tirando tinta da trave. O ritmo diminuiu com o tempo e o Brasil voltou ao velho ritmo lento. Aos 32 minutos, Neymar achou Fred livre na entrada da área, mas o volante isolou.
A posse ficou maior para o Brasil na 1ª etapa. Contudo, acabou forçando jogadas que não precisava e não achou tanto espaço. Enquanto isso, a Colômbia tentou bastantes contra-ataques, mas sem sucesso.
O segundo tempo começou mais pegado, mas com pouquíssima criatividade. Quando a bola chegava em Gabigol ou Gabriel Jesus, não saía boas jogadas. Além deles, Neymar também estava muito mal. A prova disso foi aos 18 minutos, quando o camisa 10 errou o passe na frente da área, Uribe tabelou com Falcao e chutou forte para Alisson espalmar. No lance seguinte, Neymar errou de novo, Quintero ficou com a bola e chutou, mas acertou a rede pelo lado de fora.
A Seleção Colombiana começou a crescer no jogo. Aos 22, Quintero arriscou de muito longe e Alisson defendeu mais uma. Tite tentou mudar com a entrada de Raphinha e Antony, e mudou a variação tática para melhorar o time. Aos 30, Raphinha pegou pela direita, cortou para a canhota e bateu para defesaça de Ospina. Aos 38 minutos, Rafinha cruzou para Antony desviar e Ospina fazer mais uma boa defesa. No último lance do jogo, Borré apareceu livre, mas isolou.
FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 0 x 0 BRASIL
Local: Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla (Colômbia)
Árbitro: Patricio Loustau (Argentina)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Cristian Navarro (ambos da Argentina)
VAR: Piero Maza (Chile)
Cartões amarelos: Lerma, Santos Borré (Colômbia)
COLÔMBIA: Ospina; Medina, Mina, Carlos Cuesta e Mojica; Barrios, Lerma (Uribe, aos 7/2ºT) e Quintero (Sinisterra, aos 28/2ºT), Luis Díaz, Roger Martínez (Santos Borré, aos 7/2ºT) e Falcao Garcia (Zapata, aos 28/2ºT). Técnico: Reinaldo Rueda
BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Éder Militão (Thiago Silva, aos 25/2ºT) e Alex Sandro; Fabinho, Fred e Lucas Paquetá; Gabriel Jesus (Antony, aos 25/2ºT), Neymar e Gabigol (Raphinha, aos 15/2ºT). Jesus (Antony, aos 25/2ºT), Neymar e Gabigol (Raphinha, aos 15/2ºT). Técnico: Tite