A ONG Favela Mundo, que há 11 anos trabalha a mediação de conflitos através das artes e da cultura em comunidades periféricas, fechou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, sem ônus para a Prefeitura. O conteúdo produzido pela entidade durante a pandemia está, desde a última segunda-feira (11), disponível para os mais de 152 mil alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação.
São 42 vídeos disponíveis, liberados e com acesso gratuito através do aplicativo Rioeduca em Casa. O material tem como foco o fortalecimento das raízes da cultura brasileira. A criançada terá a sua disposição vídeos que vão de histórias africanas e indígenas a personagens folclóricos, da musicalização infantil até diferentes tipos de danças.
“No mês das crianças conseguimos firmar essa importante parceria com a Gerência de Intersetorialidade da Coordenadoria da Primeira Infância da Secretaria Municipal de Educação que, além de potencializar o planejamento de aulas de professores, levará educação e cultura a moradores de diferentes partes da cidade. Nossa ideia é ampliar o repertório cultural das crianças e com o aplicativo isso será mais fácil, já que os alunos não precisarão usar os dados de internet. E tudo isso foi feito sem custos para a Secretaria de Educação”, aponta Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo.
Para Andréa Barros, responsável pela Coordenadoria da Primeira Infância da Secretaria Municipal de Educação “a parceria com a Favela Mundo traz algo de extrema relevância para nossas crianças: a ampliação do repertório cultural deles e até mesmo das famílias. Ganha a infância da cidade”.
O projeto Favela Mundo é patrocinado pelo ICTSIRIO e pelas concessionárias Lamsa e MetrôRio, com o apoio do Instituto Invepar.
Conheça mais sobre a Favela Mundo
A ONG Favela Mundo já capacitou mais de 10 mil pessoas nos últimos 11 anos. Aproximadamente seis mil alunos foram de crianças a partir de 2 anos, participantes de oficinas do projeto homônimo Favela Mundo. Já quatro mil foram capacitados pelo A Arte Gerando Renda, com oficinas voltadas para jovens e adultos a partir de 15 anos, com o foco em profissionalização artística para o mundo do samba e da beleza.
A organização não governamental é a única no país a ser reconhecida pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. O reconhecimento ocorreu no evento World Cities Day, em Nova York. A Favela Mundo já esteve representando o Brasil em outros nove eventos no exterior, sendo três deles na Organização das Nações Unidas.