Com o objetivo de proporcionar um encontro especial entre o público e a música instrumental, a segunda edição do evento ”Ritmos do Coração" acontece nesta terça-feira (19), às 20h, por meio do canal oficial do Teatro Riachuelo, no YouTube. A ação apresenta composições autorais de músicos brasileiros, como a inédita “Ubuntu”, do premiado pianista, compositor e arranjador Davi Sartori, e “Ritmos do Coração”, do carioca Gilson Peranzzetta, cujos videoclipes também serão lançados pelo evento.
Além disso, a programação contempla a Mostra Ritmos, composta por vídeos musicais produzidos especialmente para crianças atendidas pelo Hospital Pequeno Príncipe, maior unidade pediátrica filantrópica do Brasil, que é beneficiada pelo projeto.
Como a edição deste ano será realizada somente no formato online, o espetáculo foi inteiramente pensado para o audiovisual. Desse modo, além da música, interferências artísticas como a dança e as artes visuais integram a apresentação.
Os números com os bailarinos Ane Adade e Hamilton Felix vão se unir às intervenções feitas nos figurinos pelos renomados artistas visuais André Coelho e Sandra Hiromoto. Foram eles que criaram as ilustrações animadas para o vídeo do espetáculo.? ?
Ana Rosa Genari Tezza é responsável pela direção do projeto, que conta com co-direção de Eduardo Giacomini e direção musical de Sérgio Albach. Para ela, o projeto presenteia o público com um alto padrão estético.
"As composições são obras musicais primorosas e nós queríamos que, junto com o prazer sonoro, o público também fosse presenteado com uma estética visual à altura”, explicou Ana Rosa.
Ainda de acordo com a diretora, a escolha por uma estreia virtual ocorreu levando-se em consideração a segurança dos envolvidos e o interesse em ampliar e potencializar o alcance das obras.
Para Belisario Franca, criador do videoclipe pela Giros Filmes, foi um grande prazer criar imagens para a música desenvolvida por Peranzzetta.
“Diante do convite que recebi, eu só poderia dizer sim. Admiro o trabalho da Ana e a maneira como ela pensa e explora novas possibilidades narrativas em seus trabalhos. E o Gilson é um clássico, um dos nomes mais importantes da música brasileira, a elegância em forma de composição. Buscamos captar essa fruição que existe na peça que ele executa no evento, interpretar e traduzir para o audiovisual”, revelou Belisario.
O evento foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e é uma realização da CGC-CSA e da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.