A Comlurb promove, nesta terça-feira (19/10), das 9h às 12h30, o Workshop “Rio de Janeiro Sustentável: Reaproveitamento e Valorização dos Resíduos Orgânicos sob a Perspectiva da Economia Circular”. A ideia é debater temas ligados ao combate à insegurança alimentar na cidade em tempos de pandemia. Tendo em vista os protocolos de distanciamento social, ainda necessários, o evento será online e as palestras dos especialistas transmitidas pelo canal da Comlurb no YouTube. No fim, haverá um espaço para perguntas formuladas pelo WhatsApp, no número (21) 98533-6834.
No contexto global da cadeia de produção e exportação de alimentos, o Brasil tem papel de protagonismo, sendo considerado como o “celeiro do mundo”. Entretanto, no ano de 2020 mais da metade da população brasileira enfrentou algum grau de insegurança alimentar, inclusive a fome, cenário agravado pela atual pandemia do coronavírus, na qual, em determinado momento, o país chegou a liderar o ranking mundial de mortes por Covid-19. Em contraste, o Brasil se destaca como um dos países que mais desperdiçam alimentos e geram resíduos orgânicos no mundo e, consequentemente, enorme quantidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Diante desse panorama adverso, a Comlurb assume seu compromisso socioambiental frente à cidade do Rio e estimula os debates que contribuem com a construção de soluções necessárias para a redução do desperdício de alimentos, valorização dos resíduos orgânicos e mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Neste sentido, a Comlurb tem sido pioneira na busca por inovação e desenvolvimento de tecnologia de processos de tratamento e recuperação de recursos dos resíduos orgânicos a partir de soluções baseadas na natureza (SbN), como as biotecnologias de metanização e compostagem.