O prefeito Eduardo Paes disse durante almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (21)que vai subsidiar o transporte público municipal com base no quilômetro rodado. Ele responsabilizou o governo federal por achar que deveria intervir no transporte público de todas as cidades..
“Nesse momento a conta não fecha. O problema é estrutural. Infelizmente o governo federal não trata o transporte público como um problema Nacional”, disse o prefeito.Falando a empresários cariocas, Paes disse que São Paulo auxilia as empresas que cuidam do sistema de transporte público:
“O governo de São Paulo está colocando, todo ano, R$ 3 bilhões para subsidiar o sistema de ônibus da cidade. E isso acontece para o metrô e em outros modais de transporte. Está praticamente acontecendo em todas as cidades brasileiras. Não há nenhuma iniciativa nacional no sentido de manter esse setor sustentado”, disse.
Paes disse ainda que pretende alterar a forma de administração do sistema, incluindo o controle da bilhetagem:
“Eu lutei muito no meu outro mandato, quando fizemos a primeira concessão de ônibus da cidade. Até então era tudo no ‘fio do Bigode’ para não dar subsídio. A gente graças a Deus não deu. Se não, eu estaria lascado. Mas eu estou convencido de que tem que ser dado o subsídio”.
Sistema BRT e ônibus
Paes disse ainda que pretende dividir as administrações do BRT e do Sistema de Transporte Público por Ônibus (STPO). A mudança envolve também separar a operação do transporte do controle da bilhetagem, hoje com a prefeitura.
“Nós fizemos uma intervenção no BRT. Criamos um novo grupo de trabalho em cima de uma licitação, mas como uma premissa: Nós assumimos também o sistema de bilhetagem”.
Diante do sistema de transporte público recebendo muitas críticas dos usuários, Eduardo Paes procura justificar as dificuldades das empresas do setor alegando que o sistema envolve ainda a manutenção das instalações, o controle das linhas e a compra de veículos, o que para o prefeito, é demais para uma empresa só:
“Por melhor que o sujeito seja não consegue administrar um negócio desse inteiro. Então nós vamos dividir isso e buscar fazer transformações", disse.
Ouça o Podcast Eu, Rio! o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falando durante o almoço da ACRJ sobre o que pretende para o transporte municipal no Rio de Janeiro.