Favela é significado de lugar pobre, sem saneamento básico, violento e com moradias precárias. Nos últimos anos, ONGs e moradores têm tentado melhora as condições de vida nas comunidades, principalmente chamando a atenção do poder público. A ONG Central Única de Favelas (CUFA) vai promover série de eventos nas periferias da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil para celebrar o Dia da Favela, que será nesta quarta-feira, 4. Incluem homenagem, exposição, ações sociais e ambientais.
A data foi escolhida porque foi neste dia que a palavra “favela” apareceu pela primeira vez em um documento oficia, na capital fluminense, no ano de 1900. Segundo a ONG, a série de eventos é para celebrar o dia, não pelo fato de as favelas existirem, mas, pela potência, resiliência, representatividade, capacidade empreendedora e força cultural. À meia-noite desta quarta-feira, 3, para amanhã, haverá uma grande queima de fogos em mais de 400 favelas do Rio.
“A gente não deve comemorar a existência das favelas, mas deve sim celebrar as mais diversas manifestações culturais, artísticas, sociais, de honestidade, de solidariedade, que existem e são marca das pessoas que vivem nesse lugar. Isso sim precisa ser celebrado e festejado. A ideia é comemorar a resiliência, a força, a autenticidade, e a agenda positiva tão presente nesses territórios”, explicou Nega Gizza, rapper, produtora de eventos em favelas e fundadora da CUFA.
Um dos destaques da programação é a homenagem ao sambista Arlindo Cruz, que se recupera em casa de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido em março de 2017. A Escola República de El Salvador, na Rua Almeida Nogueira, 85, no bairro da Piedade, na Zona Norte do Rio, promove, às 10h, uma apresentação do sambista e amigo Dudu Nobre e a bateria do Império Serrano, agremiação do coração de Arlindo, para o qual ele já compôs vários sambas de enredo. Dudu e a bateria vão cantar e tocar com um coral formado por alunos do colégio, que foi onde Arlindo estudou. A iniciativa é da CUFA e da Secretaria Municipal de Educação.
Confira o restante da programação:
Aulão sobre a origem do Dia da Favela
Horário: 13h
Local: Escola Monte Castelo
Endereço: Rua Ouseley, S/N - Coelho Neto, Rio de Janeiro - RJ, 21530-170
Resumo: Em iniciativa da Central Única das Favelas (CUFA) e a Secretaria Municipal de Educação, os professores da Escola Monte Castelo, e de várias outras municipais pelo Rio, vão dar um aulão contando sobre as origens do Dia da Favela, o porquê do nome e como se formou a primeira favela do Brasil, o Morro da Providência, na região Central do Rio. Depois uma redação será aplicada aos alunos. Ainda nessa escola, vai acontecer a produção de grafites, realizada pelo Museu de Grafite da Pedreira, além de slam, música e roda de rima.
Exposição Sua Arte Aproxima
Horário: 10h
Local: Museu de Arte do Rio (MAR)
Endereço: Praça Mauá, 5, Centro – Rio de Janeiro
Resumo: A exposição de grafite teve origem no resultado de um concurso que a Central Única das Favelas (CUFA) promoveu, a pedido da Microsoft, como uma das ações de promoção do lançamento do Windows 11. Serão expostas artes inéditas de grafiteiros de favelas do Rio e de São Paulo, que participaram de um concurso, e um grande mural do espaço será grafitado, para celebrar especialmente o Dia da Favela.
Concurso Pegue a Visão (Online)
Da janela, o jovem, estudante da rede municipal de ensino, deverá tirar uma foto da sua comunidade e postarem suas redes sociais, entre às 23h59 do dia 3 de novembro até 23h59 do dia 4 de novembro, usando hastags #cufa #smerj #diadafavela. As fotos serão escolhidas por um grupo curador formado pela CUFA. As 10 melhores irão para um site de votação popular que será disponibilizado posteriormente. As três mais votadas ganharão prêmios, como: a reprodução da fotografia como um grafite no muro da instituição que o aluno estuda, duas passagens aéreas para qualquer lugar do Brasil de ida e volta para alunos da rede; livros do autor Otávio Junior, entre outros prêmio.
Vidigal
Local: Associação dos Moradores Da Vila Do Vidigal
Endereço: Avenida Presidente João Goulart, 737
Horário: 9h – Plantação de mudas de favela na trilha do Morro Dois Irmãos
14h – Palestra, na associação, com as crianças dos projetos e moradores, sobre a importância do Dia da Favela. E sobre como surgiu o Vidigal com fotos antigas e projeção em um telão.
Jacarezinho
Local: Centro de Referência da Juventude do Jacarezinho
Endereço: Av. Dom Hélder Câmara, 1184
Horário: o dia todo
Atividades: Corte de cabelo; torneio de futebol e torneio de queimado
Complexo do Alemão
Horário: 9h às 18h
Local: CUFA Complexo do Alemão
Endereço: Estrada do Itararé, n° 480, loja k 28 - Mirante do Complexo
Atividades: Aferição de pressão e glicose; plantação de mudas de favela; palestra sobre câncer de mama outubro rosa; Distribuição de 200 refeições; apresentações dos Raps; Roda de Capoeira; Batalha de Dança do Passinho; apresentações dos grupos de Dança de Rua; Batalha de Rimas; apresentações dos MC's
Morro do Sossego
Local: Maloca
Endereço: Estrada José Adamian,10 – Pantanal - Duque de Caxias
Horário: 14h às 17h
Atividades: Oficina de Artesanato e Roda de Conversa com Mulheres sobre o Dia da Favela: Origem e História
Borel
Local: Campo da grota.
Horário: 10h às 15h
Atividades: Torneio de futebol com crianças e adultos; apresentação grupo de dança; roda de conversa sobre uma pesquisa desde a fundação do morro até agora em 2021; lanche com cachorro quente, bolo e refrigerante.
Muquiço
Endereço: Rua. Sargento Isanor de campus sn/ ref. Comlurb - Deodoro
Horário: 14h às 20h
Atividades: Pintura; torneios de futebol masculino e feminino; Bolo e parabéns para a favela, distribuição de Big Mac, salgados, doces e refrigerante; entrega das cestas básicas.
Jorge Turco
Endereço: Rua Macabu 590, Guaxindiba – Coelho Neto
Horário: 11h
Atividades: Exposição de fotografia, corte de cabelo, manicure e trancista.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos levará o projeto Social + Presente Edição Favela, do Governo do Estado, aos moradores dos complexos da Penha e da Mangueira, ambos na Zona Norte do Rio. A ação especial acontece simultaneamente, das 10h às 15h.
No Complexo da Penha, a ação vai ocorrer no Contêiner, na Rua Ardíria, número 119. Já na Mangueira, o evento vai ocorrer na quadra da Escola de Samba da Mangueira, na Rua Visconde de Niterói, 1072. O projeto, em parceria com a Fundação Leão XIII, Fundação Santa Cabrini e Fundação para Infância e Adolescência (FIA/RJ), vai oferecer desde a isenção de taxas para documentação básica, como certidões de casamento, nascimento e óbito, RG e CPF, até informações sobre pecúlio e vagas de emprego para o público apenado. Nos locais, também haverá atendimento jurídico, psicológico e de assistência social para mulheres e para o público LGBTQIA+, além de orientações sobre o direito de crianças, adolescentes e idosos.
As duas edições simultâneas do evento também vão contar com uma equipe da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, oferecendo atendimento gratuito para mulheres vítimas de violência, com assistência social, psicológica e assessoramento jurídico para casos judicializados.