TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Documentário retrata chef portuguesa trazida a Niterói por uma desilusão amorosa

Na cidade há 60 anos, Henriqueta Henriques, do Gruta de Santo Antônio, tempera com suas paixões o enredo de estreia no festival Curta Cinema

Por Portal Eu, Rio! em 04/11/2021 às 06:29:32

Chef de cozinha, a portuguesa Henriqueta Henriques veio para o Brasil e consolidou a trajetória profissional em Niterói. Foto: Divulgação

O filme "Henriqueta", com direção e roteiro de Anna Azevedo, terá sua estreia mundial na mostra Competição Nacional do Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, o Curta Cinema. A exibição será gratuita, no dia 4 de novembro, às 19h, no cinema Estação Net Botafogo e, logo após a sessão, o curta fica disponível por 24 horas online na plataforma Festhome TV. Filmada em Niterói, a produção conta a trajetória de Henriqueta Henriques, uma personagem querida na cidade, onde desembarcou em 1961, deixando para trás uma desilusão amorosa em Portugal. No Brasil, ela se casou, teve dois filhos, ficou viúva e se transformou numa das principais chefs especializada em gastronomia portuguesa do país.



Mais conhecida como Dona Henriqueta, a senhora de 82 anos é dona do restaurante "Gruta de Santo Antônio'', que existe desde os anos 70 na Ponta da Areia. A versão cozinheira todos conhecem; quando não está recebendo os clientes no restaurante, está nos programas de TV falando sobre seus temperos. O filme, no entanto, revela outra faceta de Henriqueta: a sua vida privada repleta de gestos de poesia e de paixão. Uma mulher que, na terceira idade, ensina que nunca é tarde para amar.

A portuguesa Henriqueta Henriques, figura conhecida de Niterói, ganha as telas em curta-metragem de Anna Azevedo

O curta mostra o presente e as memórias de Henriqueta, como os hábitos de escrever e costurar. Nas fotos da família, é apresentada uma mulher vaidosa e elegante. E nelas, outro segredo: a chef nasce após o falecimento do marido, em 1979, quando teve que optar entre tocar o pequeno restaurante deixado por Agostinho ou seguir como modista de alta costura, profissão para a qual estudou, no ateliê da Madame Justo, em Lisboa, nos anos 1960. E foi também em Lisboa que se apaixonou por António, porém uma traição a fez arrumar as malas e, em um mês, desembarcava de um navio, em Niterói. Mas a vida dá voltas e, após duas décadas de viuvez, Henriqueta reencontra a paixão da juventude. "Há encontros e desencontros, encantos e desencantos. Mas eu sigo sendo uma pessoa apaixonada a vida inteira", diz, aos 82 anos.

A 31ª edição do Festival Curta Cinema está sendo realizada com o Apoio da RioFilme, Embaixada da França, Goethe Institut, Instituto Cervantes e Bureau de Québec em São Paulo.

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DE FOTOS

CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DE TRAILERS DE FILMES

CLIQUE AQUI PARA VER A SELEÇÃO COMPLETA DE FILMES

O Festival Curta Cinema

O Festival Curta Cinema é dedicado à difusão e promoção de obras audiovisuais em formato curta metragem. Exibe títulos com até trinta minutos de duração e se dedica exclusivamente ao formato. É um festival qualificador para importantes prêmios da indústria audiovisual, como o Oscars, o BAFTA, os prêmios Goya e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A programação regular consiste em duas mostras competitivas (nacional/internacional) e dois panoramas de divulgação da produção local (carioca e latino-americano). Complementando a programação o festival tradicionalmente exibe mostras especiais temáticas, buscando abranger ampla multiplicidade de perspectivas artísticas. O Festival Curta Cinema também promove atividades de caráter formativo como debates, workshops, oficinas e encontros.

Serviço:

Henriqueta

Direção: Anna Azevedo

Data: 4 de novembro, às 19h

Local: Estação Net Botafogo - Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo, Rio de Janeiro

O filme estará disponível por 24 horas online, na plataforma Festhome TV

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.