Na final do 14º Festival da Canção Aliança Francesa 2021, a ser realizada no último sábado de novembro (27), o troféu pode vir para o estado do Rio, pelas mãos de uma mulher. Na cerimônia, que será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Aliança Francesa Brasil, a carioca Maíra Garrido vai concorrer com outros seis candidatos, numa disputa que inclui viagem para Paris e passe para o MaMA Festival & Convention, que será realizado em outubro de 2022.
Na quarta-feira (27/10), o Teatro Prudential, na Glória, zona sul do Rio, foi palco Garrido vencer a semifinal estadual do Festival, deixando a conterrânea Diana em segundo e a friburguense Maria Steinbruck em terceiro. Garrido saiu vitoriosa após interpretar a canção "Indelèbile", de Yseult. Diana, nome artístico da jornalista e cantora Diana Ferraz, ficou em segundo com a interpretação de "Les mots d'amour", de Tété e Mayra Andrade, e a cantora, compositora e artista plástica Maria Steinbruck fechou o pódio cantando uma canção de sua autoria, "Avant le départ". Ao todo, doze artistas se apresentaram com o acompanhamento de banda formada pelo baterista André Froes, o baixista Vini Lobo, o tecladista Leandro Assis e o violonista e guitarrista Renato Assis. Assis também esteve à frente da direção musical do espetáculo.
Maíra Garrido tem formação lírica e provocou muita emoção e aplausos do público. Feminista e defensora dos direitos LGBTQIAP+, ela coloca nas músicas que canta e nas que compõe todo o vigor de seu engajamento.
"Eu queria muito agradecer a Aliança Francesa por essa oportunidade de voltar aos palcos depois desse hiato grande", disse ela ao receber o maior prêmio da noite.
A abertura da noite ficou por conta de outra cantora carioca, Letrux, em uma apresentação exclusiva e inédita, para o público que acompanhou presencialmente do teatro. Acompanhada pelos músicos Natália Carrera e Arthur Braganti, Letrux reuniu de canções inéditas a letras conhecidas de seu repertório, como "Aos prantos" (2020), "Letrux em noite de climão" (2017) e a famosa "Caso sério", de Rita Lee & Roberto de Carvalho na versão francesa "Sérieuse affaireda". O show foi gravado e será exibido na grande final do Festival.
Colhendo os louros
Por ter vencido a etapa regional, Maíra Garrido terá direito a um dia de treinamento e acompanhamento para gravação de áudio e realização de um clipe com a produtora Tucaninho Musical e participação virtual na final nacional do Festival da Canção. Vice-campeã, Diana terá um dia de acompanhamento cênico e gestual no palco, com a Cia. Dos à Deux. Por sua vez, Maria vai participar de um ensaio fotográfico com Vincent Rosenblatt.
Como jurados, a semifinal contou com Laila Garin, atriz e cantora; Paulo Ho, cantor e compositor; Raquel Rihan Cypel, flautista, cantora e co-fundadora do Tucaninho Musical; e Sabrina Ginga, cientista social, artista independente, bailarina e coreógrafa.
O Festival da Canção Aliança Francesa é um concurso aberto para cantores amadores e profissionais, com transmissão ao vivo das etapas semifinal e final nas redes sociais das unidades da Aliança Francesa espalhadas pelo Brasil. A grande novidade dessa edição é a participação de artistas francófonos que apadrinham o Festival: uma madrinha brasileira e um padrinho francês. Os artistas convidados foram a cantora carioca Letrux e o cantor francês Ben L’Oncle Soul. Eles vão acompanhar de perto os participantes com o objetivo de ajudá-los na preparação para a etapa semifinal, contribuindo também para o desenvolvimento da carreira musical de cada artista. Esse trabalho será feito através de Master Classes e encontros virtuais com os selecionados para as semifinais e a final nacional.
O Festival conta também com o apoio do Club Med Brasil, que oferece o prêmio de 2º lugar, da Embaixada da França no Brasil e da What The France, marca de referência do Centro Nacional de Música na França. No Rio de Janeiro, o Festival conta com parceiros regionais como Teatro Prudential, Cia. Dos à Deux, Tucaninho Musical e Vincent Rosenblatt.
Para acompanhar a final, ao vivo, em 27 de novembro, clique aqui. Até lá, assista no vídeo abaixo aos 12 melhores artistas selecionados para a semifinal do estado do Rio de Janeiro.
OS PRÊMIOS DA ETAPA FINAL
Serão premiados os três primeiros classificados:
1° lugar: 1 passagem de ida e volta Air France para Paris saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo + 5 noites de hospedagem em Paris com café da manhã, em hotel escolhido pela organização do Festival no valor máximo de R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais), um passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro da indústria musical na França, a ser realizado em outubro de 2022.
2° lugar: um fim de semana em uma unidade Club Med, para duas pessoas.
3° lugar: uma diária de gravação em um estúdio profissional no valor máximo de R$ 1.000,00 (mil reais).
A banca julgadora será composta de três a seis personalidades ligadas ao meio artístico, à Aliança Francesa, às autoridades francesas e/ou a representantes de patrocinadores.
O FESTIVAL
Para além do ensino de idioma, a Aliança Francesa oferece um rico leque de atividades culturais. A língua francesa está, naturalmente, no centro de sua programação, e é a que desejamos celebrar por meio do Festival da Canção Aliança Francesa.
O Festival estreou em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa de Porto Alegre. Devido ao grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.
Adotado pela rede em todo o Brasil, conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano. Em 2019, o festival foi renomeado para Festival da Canção Aliança Francesa, com a intenção de valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África e das Américas, além da própria França.
SOBRE A ALIANÇA FRANCESA
Completando 136 anos de atividades no Brasil, a Aliança Francesa é uma referência no idioma e, sem dúvida, a instituição mais conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Possui, atualmente, mais de 830 unidades em 132 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de ensino da instituição, com 37 associações e 68 unidades.
É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos, como TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF Canadense (Teste de Avaliação de Francês), além do teste nacional com validade de um ano (reconhecido pela CAPES e o CNPq).
Fonte: A2 Comunicação