A tradicional Feira Rio Antigo, realizada todos os sábados na Rua do Lavradio, que recebeu no mês passado o título de patrimônio imaterial cultural do Estado do Rio, acaba de completar 25 anos de vida e está cheia de motivos para comemorar. Começa neste sábado (06) a sexta temporada do projeto Jazz na Feira, que tem levado ao espaço nomes da nova geração do jazz e da MPB, com a participação de personalidades ilustres do gênero. Também promove, pela primeira vez, o evento Lavradio Literário, com atrações diversas em homenagem ao Dia Nacional da Cultura Brasileira.
Lavradio Literário
O novo projeto vai acontecer na Praça Emilinha Borba, das 10h às 18h, com lançamento de livros, exposição de arte com quadros de Fernanda Lima. O evento vai contar com a presença do premiado fotógrafo Walter Firmo. Participam as livrarias Machado & Cia, Letras Virtuais Editora, Soluções Literárias, Livraria Cavalcanti e Gambiarra Livros, além das editoras Litteris, Mórula e Malê, com a curadoria de Marta Lemos e apoio da Associação Polo Novo Rio Antigo. Entre os lançamentos estão os livros "A Sereia de Copacabana", de Silvia Castro (Ed. Ogro), com contação de histórias, às 11h30; “Beata, a menina das águas”, de Elaine Marcelina (Ed. Malê); e “Apontamentos da Arte Africana e Afro-Brasileira Contemporânea”, de Célia Maria Antonacci (Ed. Invisíveis Produções), das 11h às 14h30.
Jazz na Feira
Já o Jazz na Feira, que tem garantido um charme a mais à tradicional feira de antiguidades, acontece sempre às 16h. O evento chegou para garantir a retomada das atividades musicais da cena carioca, através do fomento à arte, ao lazer e à economia criativa na região. Quem abre a sexta temporada neste sábado (06) é o baterista Guga Pellicciotti, acompanhado pelo pianista João Braga e o baixista Guizão, considerado um dos precursores da nova geração do jazz carioca.
A programação continua no dia 13, com o duo de Ana de Oliveira (violino, violino elétrico e rabeca) e o multi-instrumentista Sérgio Ferraz (violão de 6 cordas, violão de 8 cordas, viola de 12 cordas e guitarra elétrica). Eles lançaram juntos o elogiado álbum ‘Carta de Amor e outras Histórias’ em 2019.
Já no dia 20 de novembro quem se apresenta é Renato Massa e Convidados. O baterista Renato Massa está presente em dezenas de discos de artistas como Cassia Eller, Ed Motta, Marcos Valle e Zé Ramalho. Neste dia, Massa e seus convidados farão uma tarde de samba-jazz em homenagem ao Beco das Garrafas.
Finalizando a 6° Temporada do Jazz na Feira, de quatro sábados, o espaço recebe, no dia 27 de novembro, a artista curitibana Helena Ribeiro, que apresenta o show “Helena Sounds e Convidados”, com Victor Nansfil (baixo) e o saxofonista carioca Rafael Adriano, de atuação em projetos musicais diversos, que vão do Samba ao Jazz. Neste projeto, Helena passeia pelas melodias marcantes do jazz e do blues, desliza em altas nuances com sua voz, melodias e improvisos nos acordes do teclado e, segurando o Groove, harmonizando as canções em um repertório de artistas como Etta James, Tim Maia, Amy Winehouse e Stevie Wonder, entre outros.
A Feira Rio Antigo vai das 10h às 19h, com barracas que oferecem produtos diversos, de móveis a roupas e acessórios até objetos de decoração. O clima fica ainda mais descontraído com a exposição dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais – onde o público pode aproveitar para tomar uma caipirinha, petiscar ou almoçar –, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre. Em tempo de pandemia, todos estão obedecendo as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio.
A Feira Rio Antigo acontecia todo primeiro sábado de cada mês, enchendo as ruas da Lapa de turistas, moradores e passantes para aproveitar o dia no local, passeando pelas barracas e bares. Devido à pandemia, com o intuito de seguir as medidas protetivas de combate à Covid, a associação responsável conseguiu, junto à Prefeitura, a autorização para realizar a feira semanalmente. Agora, todos os sábados a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo, com o intuito de espaçar o público e diminuir o número de expositores. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada.
Serviço
Feira Rio Antigo
Rua do Lavradio
Todos os sábados, das 10h às 19h
Tel.: 98207-0222
PROGRAMAÇÃO LAVRADIO LITERÁRIO:
Sábado, 6 de novembro – das 10h às 18h
Praça Emilinha Borba
10h às 18h: Exposição dos quadros da artista visual Fê Lima. Nessa performance, o espectador é convidado a adentrar o universo de imagético do ateliê da artista em seu processo de criação, com intervenções artísticas na praça. As obras expostas são da série "Domínios de Margô".
11h: Contação de histórias
11h às 14h30: Lançamento dos livros “Saguairu”, de Júlio Emílio Braz, e “Apontamentos da Arte Africana e Afro-Brasileira Contemporânea”, de Célia Maria Antonacci (Ed. Invisíveis Produções), com a participação do fotógrafo Walter Firmo, que participa do livro e irá fotografar parte do lançamento.
11h30: Lançamento dos livros "A Sereia de Copacabana", de Silvia Castro (Ed. Ogro), com contação de histórias; e "Arpoador In e Leblon Blues", de Mariza Gualano e Marici Passini (Ed. Rotornelo).
11h30 às 14h30: Lançamento dos livros "O Silêncio Somos Nós", de Fábio Cezar (Ed. Metanoia), e “Viagem em Trânsito Mítico”, de Fabio R. Penna.
12h às 14h: Lançamento dos livros " Um Diário Para Alice" de Bruna Paiva, e
"Sobre Rodas", de JM Costa (Produção Independente).
13h30: Lançamento do livro “Para Fellini, com amor”, de Mariza Gualano e Roberta Maya, com bate-papo sobre Fellini.
14h: Lançamento dos livros “Beata, a menina das águas”, de Elaine Marcelina (Ed. Malê), e "Ashanti - Nossa Pretinha ", de Taís do Espírito Santo (Ed. Malê).
PROGRAMAÇÃO PROJETO JAZZ NA FEIRA:
Sábado, 6 de novembro –16h
Show: Guga Pellicciotti (bateria), João Braga (teclado) e Guizão (baixo).
Sábado, 13 de novembro – 16h
Show: Duo Ana de Oliveira & Sérgio Ferraz. Ana de Oliveira (Violino, violino elétrico e rabeca) e o multi-instrumentista Sérgio Ferraz (violão de 6 cordas, violão de 8 cordas, viola de 12 cordas e guitarra elétrica).
Sábado, 20 de novembro – 16h
Show: Renato Massa & Convidados. O baterista tocará samba jazz em homenagem ao Beco das Garrafas.
Sábado, 27 de novembro – 16h
Show: Helena Ribeiro Sounds e convidados. Helena Ribeiro (teclado e voz) se apresenta com o Rafael Adriano (Sax) e Victor Nansfil (baixo) no projeto Helena Ribeiro Sounds. O repertório passeia entre o jazz, o blues e a música brasileira.
Projeto Jazz na Feira
O festival Jazz na Feira é uma saída para levar boa música e fomentar a cultura no Centro do Rio, tão abalada pela crise atual. O projeto é uma parceria entre Mônica Silva, CEO do Palcos do Rio e sócia do Pub Panqss, e Plinio Froés, diretor do Polo Novo Rio Antigo e produtor cultural, à frente de casas como Rio Scenarium e Mangue Seco. O Palcos do Rio é uma rede cultural de apoio aos pequenos e médios palcos na cidade. “Nos unimos para levar arte, música e economia criativa para o Centro do Rio, atraindo o público e tornar o local aprazível para as famílias e turistas brasileiros e estrangeiros. A ideia é tornarmos o festival com calendário anual fomentando as boas-vindas à nossa cidade e dando trabalho aos músicos e toda cadeia produtiva, que foi tão afetada por conta da Covid-19”, Mônica Silva.
Sobre a Feira do Lavradio
A Feira Rio Antigo é um evento turístico/cultural tradicional da Rua do Lavradio, que há mais de 24 anos prima pela requalificação sociocultural do Rio Antigo, organizado pela Associação Polo Novo Rio Antigo, e tem a diversidade como sua principal característica.
Ela se firmou no cenário cultural da cidade, encantando os visitantes com um belo passeio ao passado. A Rua do Lavradio, a primeira rua residencial da cidade, aberta em 1771 pelo Vice-Rei Marquês do Lavradio, abraça este evento.