TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Você conhece o que cada candidato propõe?

O eleitor pode conhecer melhor as propostas dos candidatos para além dos debates

Por Alexandra Silva em 09/10/2018 às 10:24:22

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) seguirão para o segundo turno para disputa à presidência da república que se definirá no dia 28/10. Confirmando algumas pesquisas de boca de urna, os candidatos seguirão para uma nova campanha eleitoral que envolve apoios e debates onde deverão explanar suas propostas de governo.  O Google mantém uma plataforma que indica os temas que mais interessam aos eleitores com base nas pesquisas realizadas no buscador. Com a definição dos candidatos a eleição presidencial, a plataforma indica o nível de curiosidade e de interesse das pessoas em torno Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), mas informa que isso não significa intenção de voto em um ou outro candidato.  No Rio de Janeiro, a plataforma também mostra que: Saúde, Educação, Emprego e Segurança são os assuntos mais buscados.

Com base nesses dados selecionamos alguns pontos dos temas de maior interesse para que o eleitor conheça um pouco melhor as propostas dos candidatos. As propostas são baseadas nos planos de governo dos candidatos que foram protocoladas na Justiça Eleitoral.

Jair Bolsonaro (PSL)

Segurança – No plano de governo de Jair Bolsonaro (PSL) para segurança aponta alguns tópicos que serão implantados caso, seja eleito, como investir em tecnologia e equipando as forças policiais; reduzir a maioridade penal para 16 anos; reformular estatuto do desarmamento para garantir o direito à legítima defesa. E uma considerada polêmica que é a garantir as policiais retaguarda jurídica através da Excludente de Licitude, que está no código penal militar, decreto-Lei 1001/69, onde as causas excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 42 do citado estatuto e versa que: mesmo a pessoa praticando um crime, ela não será considerada uma criminosa.

Saúde – Segundo o plano de governo, o Prontuário Eletrônico Nacional Interligado será o pilar de uma base informatizada e perto de casa; haverá um credenciamento universal dos médicos; implantação da carreira de médico de Estado para atender áreas remotas do país.

Educação – Com base em estratégias utilizadas em países como Japão e Coréia do Sul, o plano indica a mudança na gestão da educação como a uma mudança no BNCC (Base Nacional Comum Curricular); expurgo na ideologia de Paulo Freire e segundo o plano, sem doutrinação e sexualidade precoce.

Emprego – No plano de governo o tema emprego é tratado como integrante do pacote de economia onde trata de assuntos como reforma da previdência, reformas tributárias; privatização de estatais, entre outros assuntos.

Veja o plano do candidato Jair Bolsonaro (PSL) na íntegra: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000614517//proposta_1534284632231.pdf

Fernando Haddad (PT)

Segurança – No plano de governo do candidato Fernando Haddad pretende articulares os programas e ações específicos com as políticas sociais; refazer as bases do Plano Nacional de Redução de Homicídios; com a implementação de políticas intersetoriais que deem qualidade aos serviços públicos nos territórios vulneráveis e tragam atenção à situação de crianças, jovens, negros, mulheres e população LGBTI; aprimoramento do controle de armas e munições; valorização do profissional da segurança e do fortalecimento da polícia científica, entre outras.

Saúde – Implantação do prontuário eletrônico de forma universal; criar a rede de Clínicas de Especialidades Médicas; fortalecimento do Programa Mais Médico, integrando e fortalecendo a saúde dos idosos, adolescentes, LGBTIs e pessoas com deficiência. Focando nas prevenções de doenças e uso de drogas.

Educação – Segundo o plano, serão retomadas ações estratégicas para atuação na formação dos educadores e na gestão pedagógica da educação básica, na reformulação do ensino médio e na expansão da educação integral, institucionalização do Sistema Nacional de Educação; criação de novo padrão de financiamento, visando progressivamente investir 10% do PIB em educação; retomada dos recursos dos royalties do petróleo e do Fundo Social do Pré-Sal, entre outros.

Emprego – Alguns pontos do programa é a Retomada imediata das 2.800 grandes obras paradas em todo o país, selecionadas por importância estratégica regional, bem como as pequenas iniciativas no plano municipal e estadual; retomada dos investimentos da Petrobras; Retomada do Programa Minha Casa Minha Vida; reforçar os investimentos no programa Bolsa Família, além da criação do programa Dívida Zero, que prevê a instituição de linha de crédito em Banco público com juros e prazo acessíveis.

Veja o plano do candidato Fernando Haddad (PT) na íntegra: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000629808//proposta_1536702143353.pdf


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.