TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Conhecida como Rainha da Sofrência, Marília ajudou a revolucionar a música sertaneja no Brasil

Tradicionalmente masculino, gênero teve a cantora como um dos expoentes femininos

Por Portal Eu, Rio! em 05/11/2021 às 18:01:15

Foto: Acervo Pessoal

Quando se fala em música sertaneja, muitos sempre imaginavam como um gênero dominado por homens, com músicas onde a mulher era comumente relegada a um posto coadjuvante e até como vilã em certas letras. Mas em 2016 inúmeras artistas femininas iniciaram um estrondoso sucesso que ajudou a redefinir o papel da mulher no universo e Marília Mendonça foi fundamental nessa redefinição, pois Infiel, composição dela, foi a segunda música mais tocada em todas as rádio do Brasil na ocasião.

Nascida em Cristianópolis, em Goiás, e criada em Goiânia, capital do estado, ela iniciou na música ainda na adolescência, quando cantava na igreja. Aos 12 anos já fazia composições e assim foi até ter algumas letras cantadas por artistas famosos Muito Gelo, Pouco Whisky, de Wesley Safadão; Calma, de Jorge & Mateus; e É Com Ela Que Eu Estou, de Cristiano Araújo, morto em um acidente de carro em 2015.

Com apenas 19 anos, em 2014, ela optou por ser trabalhar como cantora ao lançar o EP que levava o próprio nome com seis músicas, todas gravadas ao vivo. No ano seguinte, Marília gravou Impasse e contou com a participação de Henrique e Juliano. E no ano seguinte, conheceu o sucesso quando Infiel fez parte da trilha sonora do seriado Chapa Quente, exibido à época pela TV Globo.

Na ocasião, em entrevista ao site GShow, ela soube que a música era tocada pelas redes sociais, quando viu os fãs comentando que a canção era tocada para um dos protagonistas, interpretado por Leandro Hassum.

"Achei sensacional ser minha primeira trilha. Quando 'Infiel' estreou na série fiquei sabendo pelas redes sociais, não estava em casa e corri para algum lugar para tentar assistir e me surpreendi com a recepção positiva do pessoal", contou à época.

Junto com ela, outras sertanejas mulheres também fizeram muito sucesso, como Simone e Simaria, Maiara e Maraísa, além de Naiara Azevedo

Último trabalho e aniversário da mãe um dia antes da morte

O trabalho mais recente da cantora tinha como tema justamente uma viagem de avião. A música Esqueça-me Se For Capaz foi divulgada ontem, na quinta-feira (5), pela Amazon Music e o clipe mostrava Marília ao lado de Maiara e Maraísa, todas caracterizadas como pilotas de avião em um aeroporto. O trabalho pode ser conferido aqui.

Na quinta (5), a mãe da cantora, dona Ruth, fez aniversário. A cantora fez uma postagem especial e encheu de elogios à mãe.

"Acordei cedo para procurar um buquê e uma cesta de café da manhã pra você. Eu que organizei, hahaha… Viu só como tô adulta? Eu não sei quando você vai ler isso e se você vai ler, (ressaca, né bebê?) mas eu tô aqui para te lembrar mais uma vez o quanto eu te amo. Seu cuidado e carinho ultrapassam o limite do ser mãe. Você, com seu coração gigante, não se conforma em simplesmente ser mãe de Marília e João Gustavo, mas é mãe de todos que ama de verdade. Seu coração deveria ser estudado e reproduzido nas próximas gerações. O mundo seria mais bonito se existissem mais Ruths espalhadas por aí… Obrigada por cuidar tão bem do amor da minha vida. Seremos sempre nós. Conectadas, entrelaçadas e fortes. Juntas! Te amo, mãe! PRA SEMPRE! Feliz aniversário", escreveu a cantora no Instagram.

Artistas lamentam morte da cantora

Diversos cantores postaram mensagens de despedida à Marília Mendonça logo após a morte ter sido confirmada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

"Estou aqui arrasada com a morte de Marília Mendonla, uma menina genial, brilhante no seu segmento como compositora.
Uma pessoa jovem, carinhosa, maravilhosa, que deixa um filho pequeno. É uma perda irreparável. Meus sentimentos à família. Muito triste, tudo muito triste", Gal Costa.

"É com essa triste notícia, que chegou para dilacerar os nossos corações, que entramos em luto nesta sexta-feira. Estamos aqui, em oração, pela Marilia e por todas as pessoas envolvidas nesse acidente trágico. Muita força para os parentes, amigos e toda a legião de fãs que Marília conquistou, no mundo todo, com seu talento, dedicação e humildade. Perdemos uma voz insubstituível, além de uma presença marcante em nossas vidas", Simone e Simaria

"Que tristeza, Desencase em paz, Marília. Não consigo descrever esse aperto no coração", Michel Teló.

"O que vamos fazer sem você?!?!? Meuuuu DEUUUUUS!!!!!!!", Naiara Azevedo.

Marília tinha 26 anos e deixa o filho Léo, de apenas 2.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.