Em clima de decisão, Vasco e Botafogo se enfrentam em São Januário em situações diferentes na Série B do Brasileirão. O Alvinegro está bem próximo de retornar à elite e pode assumir a liderança do campeonato, enquanto o Cruzmaltino visa continuar na briga pelo acesso para a primeirona.
A cinco rodadas do fim, o Gigante da Colina precisa vencer praticamente todas as partidas para, quem sabe, subir de divisão. A equipe carioca tem 47 pontos e pode chegar a, no máximo, 62, média de pontuação mínima dos clubes que conseguiram o acesso.
O lateral-esquerdo Riquelme, que vinha se firmando entre os titulares, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A princípio, Zeca é o principal candidato para assumir a vaga. Outros jogadores que ficarão de fora são Sarrafiore, que está com joelho esquerdo operado e Michel, que está recuperado, mas o contrato encerra no fim de novembro e o atleta não deve mais atuar pelo clube.
Enquanto isso, o Glorioso tem 59 pontos conquistados e está como 2º colocado. Contudo, o Coritiba já jogou e perdeu para o Náutico por 2x1. Assim, o Botafogo além de praticamente garantir o acesso para a 1ª divisão, também pode assumir a liderança da Série B.
As ausências para o clássico são, Barreto com três amarelos, e Chay, destaque na temporada. O meia, inclusive, voltou a treinar no campo, mas ainda não tem condições de jogo. Para a vaga do volante, Luís Oyama é o reserva imediato, enquanto no lugar do camisa 14, Marco Antônio deve ganhar o espaço.
FICHA TÉCNICA
VASCO X BOTAFOGO
Data/Hora: 07 de novembro de 2021, às 16h (de Brasília)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP-FIFA)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
VASCO (Técnico: Fernando Diniz)
Lucão; Léo Matos, Ricardo Graça, Leandro Castán e Zeca; Bruno Gomes, Andrey e Marquinhos Gabriel; Morato, Nenê e Cano.
BOTAFOGO (Técnico: Enderson Moreira)
Diego Loureiro; Daniel Borges, Carli, Kanu e Hugo; Luís Oyama, Pedro Castro e Marco Antônio; Warley, Rafael Navarro e Diego Gonçalves.