A sétima edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, começa nesta segunda-feira (8), em formato virtual.
Promovido pelo Arquivo Nacional, esta edição do festival é realizada em parceria com o Centro Técnico Audiovisual (CTAv). Os objetivos do Arquivo em Cartaz são promover a discussão a respeito da importância e urgência da preservação de acervos cinematográficos e estimular a utilização de documentos de arquivo em novas produções audiovisuais.
O tema desta edição - Arquitetura: cenário, imaginação e personagem do cinema - explora as possibilidades de interação entre essas duas expressões culturais. A história do cinema e da urbanização, a centralidade que as cidades desfrutam nos filmes, a cenografia, a casa como importante espaço de produção e exibição de filmes são as frentes de reflexão propostas para esta edição do festival.
A programação do Arquivo em Cartaz, inteiramente gratuita, é composta por oficinas técnicas, debates, encontro de pesquisadores de audiovisual, edição de uma revista especializada e exibição de filmes. Estarão disponíveis, durante todo o período do festival, curtas, médias e longas, nacionais e internacionais, divididos nas mostras: Competitiva, Homenagem, Acervos, Lanterna Mágica, Arquivo Faz Escola e Arquivos do Amanhã.
Os homenageados desta edição são Mário Carneiro e Rachel Sisson. Mário Carneiro foi arquiteto, artista plástico e diretor de fotografia, atividade pela qual se notabilizou. Cinéfilo erudito, iniciou sua carreira cinematográfica envolvido nos projetos do Cinema Novo. Rachel Esther Figner Sisson formou-se pelo Departamento de Artes da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e em arquitetura na então Universidade do Brasil. Em seu trabalho como arquiteta, direcionou seu olhar para as questões urbanas e de preservação do patrimônio construído, temáticas igualmente presentes em seus filmes.
Confira a programação em: https://bityli.com/
Transmissão dos debates: https://www.facebook.com/
Serviço
Evento: Arquivo em Cartaz – VII Festival Internacional de Cinema de Arquivo
Data: 8 a 20 de novembro de 2021
Local: edição virtual https://bityli.com/
Oficinas técnicas: sala Google Meet, para inscritos
Mostra Arquivo Faz Escola: sala Google Meet, para inscritos
Debates, abertura e encerramento: https://www.facebook.com/
Acessibilidade: debates, encontro de pesquisadores, oficinas técnicas, abertura e encerramento com intérprete de Libras
Investimento: evento gratuito
Informações: https://bityli.com/
Realização: Arquivo Nacional e Centro Técnico do Audiovisual - CTAv
Produção: Eudaldo Monção Jr. (Memorabilia Filmes) e Caíque Guimarães (Meu Sertão Produções).
Exibição: Originou
Tradução em Libras: Felipe Andrade e Raíssa Deiró
Vinheta: Wilian Vezzaro
Fonte: Arquivo Nacional