O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) vai promover, até sexta-feira (12), a XVI Semana Nacional de Conciliação 2021, das 11h às 18h. A iniciativa visa garantir ao consumidor que tenha algum problema com as empresas Oi, Tim, Light, Claro, Americanas, assim como Americanas.com, Shoptime, Submarino e Sou Barato, que não perca a oportunidade de resolver de uma vez por todas dívidas ou cobranças indevidas. Os advogados dessas empresas estarão presentes, em busca de uma solução amigável, no projeto Conciliação Pré-processual/Conciliar é legal do TJRJ.
Foi isso que fez a auxiliar administrativa Keila Fernanda dos Santos Pereira, na tarde de ontem (8/11). Ela pôs fim a um problema que se arrastava há mais de um ano com a empresa de telefonia Oi. Era cobrada por uma linha de telefonia móvel que nunca existiu e tinha problemas com um telefone fixo de sua residência por valores muito altos, até que saiu feliz do tribunal.
"Eu não podia esperar por uma solução melhor. Saio daqui com todos os contratos cancelados e sem dívida alguma. Aqui, o serviço funciona. Não precisamos ingressar com processos na Justiça, minha pretensão inicial. Quem tiver problemas, aproveite essa oportunidade. Vale a pena. E tem mais: é de graça”, comemorou Keila, que teve o problema resolvido em menos de 30 minutos.
O atendimento é totalmente gratuito e tem como objetivo reduzir e evitar novos processos na Justiça. Assim, ganham os consumidores que podem ter valores de dívidas reduzidos ou até mesmo cancelados, dependendo do problema, e o Judiciário evita a entrada de novos processos. No “Expressinho”, como o projeto é chamado, o cliente é recebido por um representante da empresa reclamada e tenta resolver o problema administrativamente, antes que o consumidor ingresse com uma ação nos Juizados Especiais Cíveis.
Para Ladijane Ramos, superintendente de Conciliação Pré-processual, o TJRJ está de portas abertas para receber quem precisar.
Os consumidores interessados devem comparecer no Fórum Central do TJRJ, na Avenida Erasmo Braga 115, Centro, Lâmina V, térreo, sala T05, das 11h às 18h, de segunda à sexta-feira. Caso o cliente não queira ser atendido de forma presencial, pode fazer sua solicitação pelos e-mails: [email protected]; [email protected];[email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected], para as empresas AMERICANAS S.A. (Americanas.com/Sou Barato/Shoptime/Submarino) e [email protected], para a empresa Oi/Telemar. É preciso informar nome completo, CPF e telefone de contato. O consumidor também pode utilizar o e-mail [email protected], que intermedia a conciliação com empresas não cadastradas.
Para participar da forma presencial, os consumidores deverão apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19, duas doses ou dose única, e utilizar máscara de proteção.
Fonte: TJRJ