TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Rio inicia testes para medicamento contra covid-19

Pesquisa é realizada pelo Instituto Brasil de Pesquisa Clínica (IBPClin)

Por Anderson Madeira em 10/11/2021 às 16:40:29

Foto: Divulgação

O Instituto Brasil de Pesquisa Clínica (IBPClin) iniciou uma campanha na região metropolitana do Rio de Janeiro para convocação de 90 voluntários dispostos a colaborar para os estudos científicos de medicamentos para o combate à covid-19 produzidos pelas empresas biofarmacêuticas americanas Pfizer (a mesma da vacina Pfizer) e Clene Nanomedicine. A meta é evitar que a doença se estenda para um estado grave. O mesmo estudo vem sendo realizado em Brasília, em Belo Horizonte e em São Paulo por outros institutos conveniados aos laboratórios Clene e Pfizer. Os estudos foram iniciados há uma semana.

Para o estudo, o IBPClin recebeu aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aprovação do Sistema CEP-Conep/CNS, cujas siglas correspondem, respectivamente, a Comitês de Ética em Pesquisa, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - instância máxima de avaliação ética em protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos – e Conselho Nacional de Saúde.

“Nosso instituto mantém no Rio um centro que avalia e prescreve esta medicação em condições médicas estritas e controladas em um centro de pesquisas de excelência no centro do Rio”, reforça o diretor médico do IBPClin, dr. Luis Russo, que completa: “Pesquisa clínica é algo extremamente importante, altruísta. Nos Estados Unidos é considerado um dever cívico você ser voluntário, participante de estudo clínico para que a ciência evolua. E não é à toa que hoje temos sete vacinas aqui no Brasil, porque milhares de voluntários tomaram essas vacinas não só para conhecer e prevenir a doença, mas também por altruísmo.”

Os voluntários, que deverão ter idade a partir de 18 anos, serão acompanhados por três meses e receberão a medicação por sete dias para evitar a piora da doença. Poderão colaborar com o estudo científico contra a covid-19, pessoas com teste positivo para a forma inicial leve para evitar que evolua para hospitalização e pessoas com algum familiar doente para evitar que se contamine. “Mesmo que já tenha sido vacinada contra covid-19, a pessoa poderá ser voluntária para a pesquisa clínica desde que apresente os cinco primeiros dias de sintomas da doença”, instrui Russo.

Para inscrever-se como voluntário, basta somente apresentar a carteira de identidade na sede a IBPClin na rua da Glória, 344, no bairro da Glória, Zona Sul do Rio. Como determina a legislação brasileira, não é permitido pagamento ao voluntário de pesquisa clínica, mas o IBPClin oferecerá a todos os voluntárias reembolso para o transporte e alimentação no próprio centro de pesquisa, que está adequado a todos os protocolos de segurança sanitária contra a covid-19.

Para mais informações, os interessados em ser voluntários poderão entrar em contato pelos telefones (21) 2527-7979 e (21) 98556-4888.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.