O Gabinete de Intervenção Federal (GIF) anunciou, em nota, que insumos e equipamentos para polícia técnica da Polícia Civil do Rio serão comprados com dinheiro da operação Lava Jato. O valor total de R$ 1.132.000,00 foi disponibilizado pelo juiz federal Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal.
Com esse montante, será adquirido Luminol - que identifica vestígios de sangue -, kits de identificação humana para exame de DNA, solventes usados nos exames de toxicologia e patologia, reagentes - como o PSA, utilizado na identificação de esperma -, além de pó e pincel para levantamento de impressão papiloscópica. Esses são alguns dos itens que serão comprados pelo Gabinete de Intervenção Federal (GIF) com dinheiro
Foram feitos processos administrativos baseados na Lei nº 8.666, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos. O Gabinete de Intervenção Federal também fez cotações para garantir o menor preço e subsidiar a Justiça Federal na aquisição dos produtos.
"A Polícia técnica é uma área fundamental para garantir a qualidade das investigações da Polícia Civil. Agradeço ao juiz Marcelo Bretas por essa parceria”, disse o Interventor Federal, General Braga Netto.