TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Estádios vão realizar ações para conscientizar mulheres a mamografia

O câncer de mama é o segundo tumor mais frequente no mundo.

Por Bruna Pereira em 11/10/2018 às 17:13:19

O Outubro rosa reúne várias ações para alertar as mulheres sobre a importância do autoexame e da mamografia. Foto: Agência Brasil

Na luta contra o câncer, o mês de Outubro é totalmente voltado para esta causa. O Outubro rosa, reúne várias ações, para ajudar principalmente mulheres que muitas vezes esquecem a importância do autoexame. Por Isso, várias ações e campanhas são realizadas este mês.

Entre elas está a ação dentro dos estádios. A Rede D'Or de saúde resolveu ir até as arenas e contar com as duas maiores torcidas de futebol do País.

Começando pela cidade carioca, onde não ficaria de fora desta ação. Nos jogos dos dias 13 e 27 de outubro, o capitão do Flamengo, vai usar uma braçadeira rosa confeccionada especialmente para a campanha Outubro Rosa. As partidas serão contra Fluminense e Palmeiras, respectivamente, no Maracanã.

Já em São Paulo, o Corinthians e a Rede D'Or São Luiz estão unidos nesta luta contra o câncer de mama. No dia 14, a parceria levará para a Arena do Timão uma carreta de mamografia, com previsão de realizar o exame em cerca de mil mulheres.

As ações fazem parte da campanha "Peitos - É isso mesmo, só queremos chamar a sua atenção". A parceria é para conscientizar as mulheres da importância dos exames preventivos. O câncer de mama é o segundo tumor mais frequente no mundo e tem maior incidência no público feminino, com estimativa de 60 mil novos casos por ano somente no Brasil. Apesar de matar mais de 500 mil mulheres anualmente no mundo, quando diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 95%.

O exame de mamografia é muito importante para todas as mulheres. Tem mulheres que não gostam de realizá-lo, que resistem, mas tem aquelas que esquecem pela falta de tempo, o famoso "deixa para depois". Mas a cabeleireira e moradora de Copacabana, Ana Carolina de 34 anos, descobriu o câncer de mama há 5 anos. "Descobri em fevereiro de 2014. Eu tive dor na coluna, fui investigar e já era metástase da mama. Quando descobri era mama com metástases no fígado e coluna." Explicou Ana.

Ela nunca teve o hábito de fazer exame de toque, mas em outubro de 2013, notou um caroço durante o banho. Foi ao ginecologista, que disse não ser nada preocupante. Mas em janeiro de 2014 começou a sentir dores na coluna e após a realização de todos os exames, descobriu uma metástase da mama após ir novamente ao médico. Deram apenas 6 meses de vida pra ela, mas graças ao tratamento ela resiste e luta contra o câncer há mais de 4 anos. Se Ana Carolina tivesse sido encaminhada para a mamografia antes, lá em outubro de 2013 quando percebeu a presença do caroço, teria sido mais fácil e rápido detectar a doença e haveria chances de evitar a metástase.


Mesmo sendo de tamanha importância o autoexame e a Mamografia, a falta de informação também continua sendo um dos principais problemas para o combate à doença. O oncologista clínico e coordenador de oncologia mamária da Oncologia D"Or, Gilberto Amorim, explica que ainda há mulheres que acham que o autoexame é suficiente para o rastreamento do câncer. Na verdade, quando o autoexame consegue detectar o caroço significa que a doença já está em um estado avançado. "O autoexame pode levar mulheres à falsa sensação de estarem saudáveis quando a doença já existe, mas não é possível sentir pelo toque", observa o especialista.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indica que, a partir dos 40 anos, toda mulher deve fazer a mamografia uma vez a cada 12 meses. Gilberto observa que a mulher também precisa estar atenta a hábitos que auxiliam na prevenção da doença. Alimentação saudável, atividade física e controle do peso corporal podem cooperar para evitar 28% dos casos de câncer de mama. Consumo excessivo de álcool, uso de contraceptivos orais, excesso de peso, principalmente na pós-menopausa, e terapia de reposição hormonal aumentam o risco de câncer de mama.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.