Na última quinta-feira (18), o ator, empresário e modelo Luciano Szafir surpreendeu e fez história na passarela da 52° edição do São Paulo Fashion Week. Na ocasião, o ator desfilou na coleção do estilista Walério Araújo deixando a mostra sua bolsa de estomia, que também é conhecida popularmente como bolsa de colostomia.
Luciano passou a usar o dispositivo médico há quatro meses, após sérias complicações da Covid-19. A atitude de Szafir ocorreu justamente na semana em que se celebra o Dia Nacional das Pessoas com Estomia, 16 de novembro, e teve o propósito de chamar atenção para a causa de quem tem a mesma condição. Foi ele que pediu ao estilista uma roupa personalizada para deixar a bolsa visível, como forma de combate ao preconceito contra quem tem um estoma.
Para o ator, a bolsa não pode ser motivo de vergonha e que qualquer pessoa pode ser submetida ao procedimento.
“Quero que as pessoas possam ver que isso pode acontecer com qualquer um. Essa cirurgia salvou a minha vida e eu não tenho motivo para ter vergonha de usar uma bolsa de estomia. Depois de tantos anos, este desfile tinha tudo para ser muito especial para mim. Além da minha volta às passarelas, vi que era a oportunidade perfeita para defender uma causa nobre e muito importante para a nossa sociedade. Quero quebrar o preconceito, normalizar e fazer entender que um estomizado não precisa sofrer privações. Vida normal. E, tomara, que esta ação mude a visão que muitos ainda têm sobre quem usa uma bolsa de estomia”, comentou.
Ele ainda falou que, até fazer a cirurgia, não tinha noção dos desafios enfrentados por quem usa a estomia. Por tal motivo, se sentiu responsável em quebrar qualquer tabu referente ao tema e mostrar que é possível ter uma vida livre como qualquer pessoa:
“Quem não conhece, julga e, mesmo sem querer, tem atitudes preconceituosas. Seja na hora de contratar um funcionário, se relacionar afetivamente, entre outras coisas. Banheiros públicos para quem usa bolsa é algo urgente. Eles têm que ser projetados de modo que o esvaziamento seja feito de forma higiênica e confortável. Por que é tão difícil isso virar lei em todo o Brasil?”, questionou Luciano.
Logo após a cirurgia, a empresa dinamarquesa Coloplast ofereceu ao ator a mais moderna e avançada bolsa de estomia do mercado, sendo a mais vendida em todo o mundo: a SenSura Mio.
Sobre o produto, o ator confirmou que o modelo lhe trouxe praticidade, segurança, melhor qualidade de vida e simplicidade na hora de usar ou trocar a bolsa:
“No início, tive medo e um pouco de dificuldade, algo normal diante do novo. Mas tudo é uma questão de adaptação e logo isso virou rotina”. E acrescentou: “não deixei de fazer nada por causa da bolsa. Voltei à vida normal e a proposta é justamente mostrar que a bolsa não define ninguém", explicou Szafir.
Foto: Divulgação/Cauê Moreno
No propósito de ser mais uma voz a favor de quem usa uma bolsa e impressionado com o atendimento recebido no Programa Coloplast Ativa, ele tornou-se embaixador da Coloplast. Isso porque Luciano acredita na oportunidade de gerar empatia, acolhimento de toda a sociedade, além de conscientização e conhecimento a quem tem esta condição de vida.
O diretor geral da Coloplast, Luiz Tavares, destacou a relevância da causa e exaltou a participação de Luciano Szafir.
“Junto ao ator e empresário Luciano Szafir, nós queremos levar o tema a um patamar maior de conhecimento e ajuda à sociedade, quebrando um tabu, explicando que todos nós podemos um dia ter um estoma e que isso significa uma história de vida e superação, uma vitória, e não algo para ser olhado com preconceito”, concluiu o diretor.