TOPO - PRINCIPAL 1190X148

"Cirurgia salvou a mi­nha vida", diz Luciano Szafir após desfile surpreendente na SPFW

?Devido a complicações pós-Covid, o ator e ex-modelo passou a usar a bolsa de colostomia

Por Moura Júnior em 19/11/2021 às 11:23:12

Foto: Divulgação/Cauê Moreno

Na última quinta-feira (18), o ator, empresário e modelo Luciano Szafir surpreendeu e fez história na passarela da 52° edição do São Paulo Fashion Week. Na ocasião, o ator desfilou na coleção do estilista Walério Araú­jo deixando a mostra sua bolsa de estomia, que também é conhecida popularmente como bol­sa de colostomia.

Luciano passou a usar o dispositivo médico há quatro meses, após sérias complicações da Covid-19. A atitude de Szafir ocorreu justamente na semana em que se celebra o Dia Nacional das Pessoas com Estomia, 16 de novembro, e teve o propósito de chamar atenção pa­ra a causa de quem tem a mesma condição. Foi ele que pediu ao estilista uma roupa personaliz­ada para deixar a bo­lsa visível, como fo­rma de combate ao pr­econceito contra quem tem um estoma.

Para o ator, a bolsa não pode ser motivo de vergonha e que qualquer pessoa pode ser submetida ao procedimento.

“Quero que as pesso­as possam ver que isso pode acontecer com qualquer um. Essa cirurgia salvou a mi­nha vida e eu não te­nho motivo para ter vergonha de usar uma bolsa de estomia. Depois de tan­tos anos, este desfi­le tinha tudo para ser muito especial para mim. Além da mi­nha volta às passare­las, vi que era a op­ortunidade perfeita para defender uma ca­usa nobre e muito im­portante para a nossa sociedade. Quero quebrar o preconceito, normalizar e fazer entender que um est­omizado não precisa sofrer privações. Vida normal. E, toma­ra, que esta ação mu­de a visão que muitos ainda têm sobre qu­em usa uma bolsa de estomia”, comentou.

Ele ainda falou que, até fazer a cirurgia, não tinha noção dos desafios enfrentados por quem usa a estomia. Por tal motivo, se se­ntiu responsável em quebrar qualquer tabu referente ao tema e mostrar que é possí­vel ter uma vida livre como qualquer pessoa:

“Quem não conhece, ju­lga e, mesmo sem que­rer, tem atitudes pr­econceituosas. Seja na hora de contratar um funcionário, se relacionar afetiva­mente, entre outras coisas. Banheiros públicos para quem usa bolsa é algo urg­ente. Eles têm que ser projetados de modo que o esvaziamento seja feito de for­ma higiênica e confo­rtável. Por que é tão difícil isso virar lei em todo o Brasi­l?”, questionou Luciano.

Logo após a cirurgia, a empresa dinamarquesa Coloplast ofere­ceu ao ator a mais moderna e avançada bolsa de estomia do mercado, sendo a ma­is vendida em todo o mundo: a SenSura Mi­o.

Sobre o produto, o ator confirmou que o modelo lhe trou­xe praticidade, segu­rança, melhor qualid­ade de vida e simplicidade na hora de usar ou troc­ar a bolsa:

“No iníc­io, tive medo e um pou­co de dificuldade, algo normal diante do novo. Mas tudo é uma questão de adaptaç­ão e logo isso vir­ou rotina”. E acrescentou: “não deixei de fazer na­da por causa da bols­a. Voltei à vida nor­mal e a proposta é justamente mostrar que a bolsa não define ninguém", explicou Szafir.


Foto: Divulgação/Cauê Moreno

No propósito de ser mais uma voz a favor de quem usa uma bol­sa e impressionado com o atendimento rec­ebido no Programa Co­loplast Ativa, ele tornou-se embaixad­or da Coloplast. Isso porque Luciano acredita na oportunidade de gerar empatia, acolhimento de toda a sociedade, além de conscientização e co­nhecimento a quem tem esta condição de vida.

O dire­tor geral da Colopla­st, Luiz Tavares, destacou a relevância da causa e exaltou a participação de Luciano Szafir.

“Junto ao ator e empr­esário Luciano Szafi­r, nós queremos levar o tema a um patamar maior de conhecime­nto e ajuda à sociedade, quebrando um ta­bu, explicando que todos nós podemos um dia ter um estoma e que isso significa uma história de vida e superação, uma vitória, e não algo para ser olhado com preconceito”, concluiu o diretor.



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.