Cerca de 70 jovens moradores da Pavuna, zona norte do Rio, participaram de uma sessão de cinema gratuita e de um debate promovido pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) na Arena Jovelina Pérola Negra nesta sexta-feira (19). O Cineclube da JUVRio exibiu três filmes curta-metragem dos alunos do professor Ygor Lioi da Rede Municipal de Ensino que discutem temas transversais à realidade dos jovens, como os sonhos, inspirações e a valorização da diversidade. A ação faz parte da agenda do Novembro Negro 2021 da Prefeitura do Rio que visa também promover o debate e o resgate da cultura afro-brasileira entre os jovens do município.
Na sessão, foram exibidos os curtas “Inspirações”, que conta a história de uma jovem da Zona Oeste do Rio que encontrou na música e na poesia as inspirações para vencer os obstáculos da vida; “Ainda Somos os Mesmos”, que questiona sobre os sonhos dos jovens da escola e como eles conseguem ver os sonhos atualmente; e “Para Todes”, o qual trabalha a valorização da pauta da diversidade dentro e fora da escola. O encontro foi a oportunidade de conversar com os realizadores dos filmes sobre os temas trazidos pelos curtas e compartilhar experiências.
Os filmes foram roteirizados, produzidos e estrelados pelos alunos da Escola Municipal Adalgisa Nery, em Santa Cruz, e já participaram de mais de 70 festivais nacionais e internacionais, sendo exibidos no Canadá, Bangladesh, Irlanda, Estados Unidos e França.