Com gol de Diego Gonçalves, o Botafogo venceu o Brasil de Pelotas, no Bento Freitas, por 1 a 0 e se tornou campeão da Série B do Brasileirão, na 37ª rodada. Além disso, o time de General Severiano precisava também de um tropeço do Coritiba, que perdeu. Com a conquista, o Alvinegro garante a vaga na terceira fase da Copa do Brasil.
O jogo começou em bom ritmo. Aos 7 minutos, Kanu carregou a bola e chutou de muito longe para defesa segura de Matheus Nogueira. Aos 20 minutos, em uma falta cobrada na área, Rafael Navarro ajeitou para Diego Gonçalves empurrar para o fundo do gol de direita.
O Brasil de Pelotas ensaiou uma reação. Aos 30, após erro na saída de bola do Alvinegro, Erison recebeu na entrada da área, fez o giro e bateu forte, mas Diego Loureiro defendeu em dois tempos. No minuto seguinte, mais uma bola perdida na intermediária, Rildo pegou na bola e bateu para Diego Loureiro encaixar.
No segundo tempo, o Botafogo começou pressionando. Aos 11, Carli recebeu na pequena área e chutou, mas a bola parou na marcação. No minuto seguinte, após lindo lançamento, Poveda partiu de cara para o gol, mas foi derrubado por Barreto. Após revisão do lance no VAR, o árbitro expulsou o volante. A partir daí, a pressão do Xavante cresceu bastante. Aos 16, Renatinho bateu falta com perigo e quase empatou. Aos 24, Erison recebeu livre na área e chutou, mas estava impedido no lance.
O Glorioso respondeu aos 28, após lance de escanteio, que Rafael Navarro apareceu no rebote, mas acertou o poste. Pouco depois, Renatinho bateu falta na área, a bola não desviou em ninguém e Diego Loureiro fez a defesa. Aos 31, mais uma vez os mandantes tentaram de muito longe, mas Diego Loureiro defendeu.
A partida ficou paralisada mais uma vez, porém desta vez por um enxame de abelhas. Aos 34, Diego Loureiro chutou cruzado, mas foi para fora. Nos acréscimos, Ricardinho chutou de longe e a bola passou com perigo. Já aos 49 minutos, Ronald recebeu de frente com o goleiro, driblou e marcou o gol, mas o árbitro marcou impedimento.
FICHA TÉCNICA
BRASIL DE PELOTAS 0 x 1 BOTAFOGO
Estádio: Bento Freitas, em Pelotas (RS)
Gol: Diego Gonçalves, 20/1T (0-1)
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Cipriano da Silva Sousa (TO)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Cartões amarelos: Caio Rangel (BRP), Oyama (BOT)
Cartão vermelho: Barreto (BOT)
BRASIL DE PELOTAS: Matheus Nogueira; Netto (Oliveira, 40/2T), Leandro Camilo, Ícaro e Paulinho; Diego Gomes (Renatinho, intervalo), Bruno Matias, Patrick, Rildo e Caio Rangel (Gabriel Poveda, intervalo); Erison. Técnico: Jerson Testoni
BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu e Carlinhos; Oyama (Ricardinho, 47/2T), Barreto, Warley (Ronald, 20/2T), Marco Antônio (Romildo, 20/2T) e Diego Gonçalves (Frizzo, 48/2T); Rafael Navarro (Rafael Moura, 37/2T). Técnico: Enderson Moreira