O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IaserJ) abriu, nesta segunda-feira (22), 30 leitos na Ala A do Hospital Estadual Eduardo Rabelo, referência no atendimento geriátrico, que fica em Campo Grande, zona oeste do Rio.
O Hospital Eduardo Rabello é adaptado para o atendimento e assistência à terceira idade. A unidade promove além do atendimento geriátrico hospitalar e ambulatorial, exames radiológicos, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, terapia ocupacional, farmácia, psicologia, serviço social e atividade de recreação.
Não há degraus na unidade, onde os idosos acessam os andares através de rampas, além de piso antiderrapante e corrimão em todos os corredores e banheiros.
Já o Ambulatório da unidade segue com o atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. As especialidades disponíveis são: Cardiologia, Cirurgia geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Fisiatria, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Homeopatia, Neurologia, Nutrição, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrino, Terapia Ocupacional, Psicologia, além de Curativo.
No ano passado, por conta da pandemia, o Ambulatório não realizou atendimento de março a setembro, registrando o total de 5.693 pacientes atendidos no ano.
Esse ano, com a necessidade de obras, a unidade foi interditada parcialmente, desde fevereiro, no setor de enfermaria. A Secretaria de Estado de Saúde realizou uma revitalização na unidade, com instalação de rede de gás medicinal na Ala A; obra na rede de esgoto; troca de parte do telhado; reforma na cozinha, restauração de pilar do Ambulatório; reforma na Câmara Mortuária e no telhado do setor de Farmácia e Patrimônio.