O Palmeiras é tricampeão da Libertadores. A decisão da Copa Libertadores da América entre Flamengo e Palmeiras, neste sábado (27), em Montevidéu, terminou em 2 a 1 para o Verdão. Raphael Veiga abriu o placar para a equipe paulista e Gabigol deixou tudo igual. Na prorrogação, Andreas Pereira falhou e Deyverson fez o gol da vitória Alviverde.
Palmeiras melhor na primeira etapa, com direito a gol antes dos cinco minutos
O jogo começou animado. Bom para o Palmeiras e péssimo para o Flamengo. Logo aos quatro minutos, o Verdão abriu o placar. Em grande troca de passes, Mayke foi acionado pela direita e deu assistência para Raphael Veiga chegar por trás e acertar um chute de chapa, sem chances para Diego Alves.
No lance do gol sofrido, o setor defensivo do Flamengo ficou perdido diante da estratégica jogada ensaiada do Palmeiras. Os jogadores Rubro-Negros perderam fisicamente e taticamente para o Verdão. Filipe Luís saiu de campo aos trinta minutos de jogo para a entrada de Renê.
O Flamengo jogou com pouca efetividade no setor de criação, conseguindo apenas uma, em boa chegada aos 42 minutos, quando Arrascaeta recebeu passe de Bruno Henrique e chutou colocado, mas Weverton defendeu com segurança.
A posse de bola no primeiro tempo foi do Flamengo (65%), mas quem mais levou perigo foi o Palmeiras, três chutes no gol contra um.
Flamengo reagiu, Gabigol empatou e levou a decisão para a prorrogação
O Flamengo conseguiu se organizar e fazer pressão no início da segunda etapa. Gabigol arrancou pela direita, mas demorou para finalizar e a bola foi para escanteio. Na cobrança, Arão cabeceou e a bola passou muito perto do gol.
A resposta do Verdão veio aos sete minutos. Rony dominou a bola, ajeitou e chutou colocado, de fora da área, para excelente defesa de Diego Alves.
O goleiro do Palmeiras também realizou grande defesa, aos dez minutos, após finalização de David Luiz.
A partir daí o Flamengo foi para cima. Arrascaeta acertou passe, na medida, para Gabigol chutar cruzado e deixar tudo igual no placar, aos 26.
Michael quase virou a partida aos 40. Arrascaeta deu passe certeiro para o camisa 19 carregar e chutar, mas a bola passou muito perto da trave de Weverton. O tempo regulamentar encerrou com 62% de posse de bola para o Flamengo.
Andreas Pereira falha e Palmeiras levanta a Taça
Na prorrogação, um detalhe definiria a decisão. David Luiz recuou a bola para o último homem, Andreas Pereira, que deixou a bola escapar e deixou Deyverson na cara do gol chutar e deixar o Verdão na frente, novamente, e de novo aos quatro minutos.
No desespero, com praticamente cinco atacantes, não conseguiu agredir a defesa com maestria e a partida encerrou com lágrimas de tristeza Rubro-Negras.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 1 FLAMENGO
PRORROGAÇÃO: PALMEIRAS 1 X 0 FLAMENGO
Local: Centenário, Montevidéu
GOLS: Raphael Veiga (04 min, 1°T); Gabigol (26 min, 2°T); Deyverson
CARTÕES AMARELOS: Rodrigo Caio; Piquerez; Gabigol; Gómez; Abel Ferreira (Técnico)
Árbitro: Néstor Fabián Pitana
PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Gabriel Menino), Gómez, Luan e Piquerez (Felipe Melo); Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael (Danilo Barbosa), Scarpa, Veiga (Deyverson) e Dudu (Wesley); Rony. Técnico: Abel Ferreira.
FLAMENGO: Diego Alves; Isla (Matheuzinho), David Luiz, Rodrigo Caio e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Andreas Pereira (Pedro), Éverton Ribeiro (Michael) e Arrascaeta (Vitinho); Bruno Henrique (Kenedy) e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho.